Defensores dos itinerários da Serra da Estrela exigem empenho político

| País
Porto Canal / Agências

Seia, 28 fev (Lusa) - O Movimento de Apoio à Construção dos Itinerários da Serra da Estrela (MAIS) anunciou hoje que enviou uma carta aberta a autarcas, deputados e responsáveis políticos da região a pedir empenho para a execução daquelas vias rodoviárias.

"Empenhem todas as vossas energias para que, de uma vez por todas, seja criado o entendimento necessário à defesa convicta e determinada do direito ao desenvolvimento do território da Beira Serra e Serra da Estrela, tendo presente a absoluta prioridade de execução dos IC [Itinerário Complementar] 6, 7 e 37, no quadro atual de definição dos investimentos a realizar no âmbito do quadro de apoio 2014-2020", lê-se no documento a que hoje a agência Lusa teve acesso.

Para o MAIS, "não é admissível, por mais tempo, assistir ao esvaziamento e abandono de uma região que possui recursos territoriais importantes para o desenvolvimento do país, construída com esforço e abnegação dos seus cidadãos, assistir a uma omissão sistemática dos poderes públicos perante a urgência de criação de condições estruturais indispensáveis ao seu desenvolvimento e competitividade".

O movimento enviou a carta aberta aos presidentes das Câmaras Municipais de Oliveira do Hospital, Seia, Gouveia, Nelas, Covilhã e Viseu, aos deputados dos círculos eleitorais de Coimbra, Guarda, Castelo Branco e Viseu e aos líderes partidários locais de Oliveira do Hospital, Seia, Gouveia, Nelas, Covilhã e Viseu.

Os responsáveis pelo movimento também informam que pediram uma audiência a todos os grupos parlamentares da Assembleia da República, "que deverá suceder dia 13 de março".

A plataforma cívica lembra que tem apenas como missão "alertar e defender, única e exclusivamente, o desenvolvimento da região, atendendo à importância dos IC para esse processo".

O MAIS assinala que nos últimos 28 anos, desde a integração de Portugal na então CEE, foram construídas várias obras mas, em termos de rede de acessibilidade dos territórios da estrada da Beira e ligações a Viseu e Covilhã foram apenas executados "30 quilómetros de IC6 que acabam num matagal".

No estudo apresentado pelo Grupo de Trabalho das Infraestruturas Estratégicas de Valor Acrescentado, "mais uma vez, tendem a ser feitas as grandes apostas de investimento e desenvolvimento económico" maioritariamente "entre o Porto - Lisboa e Sines", é também referido.

ASR // SSS

Lusa/fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.