Quinze distritos sob aviso amarelo devido a agitação marítima e vento

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 28 fev (Lusa) -- Quinze distritos do continente vão estar entre hoje e domingo sob aviso amarelo devido à previsão de agitação marítima e vento forte, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro vão estar entre as 09:00 de hoje e as 12:00 de domingo sob aviso amarelo devido ao estado do mar, prevendo-se ondas de noroeste com 4 a 5 metros.

O IPMA colocou também os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Bragança, Guarda, Viseu, Coimbra e Castelo Branco sob aviso amarelo, entre as 06:00 de sábado e as 06:00 de domingo, devido ao vento forte do quadrante oeste nas terras altas, com rajadas da ordem dos 90 quilómetros/hora.

O aviso amarelo, o segundo menos grave de uma escala de quatro, significa uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O IPMA prevê para hoje no continente céu geralmente muito nublado, períodos de chuva fraca, em especial no litoral oeste, passando a aguaceiros durante a tarde e queda de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela, baixando temporariamente a cota para 1200/1400 metros.

A previsão aponta ainda para vento fraco a moderado do quadrante oeste, sendo moderado a forte nas terras altas, neblina ou nevoeiro matinal e pequena subida da temperatura mínima na região Sul.

Em Lisboa, Castelo Branco e Beja está prevista uma temperatura máxima de 16 graus Celsius, em Évora, ponta Delgada e Angra do Heroísmo 17, Porto e Braga 13, Guarda 8, Vila Real, Bragança, Portalegre e Viseu 12, Santa Cruz das Flores 18 e Funchal e Faro 20.

DD // ARA

Lusa/Fim

+ notícias: País

Montenegro quer português como língua oficial da ONU até 2030

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, quer que os países parceiros na CPLP alinhem posições para que o português seja reconhecido como língua oficial das Nações Unidas até 2030, considerando que "seria um justo reconhecimento".

Sindicato dos Profissionais de Polícia repudia comunicado do MAI sobre remunerações

O Sindicato dos Profissionais de Polícia (SPP/PSP) reiterou que não aceitará qualquer tentativa de induzir os cidadãos em erro, nem de discriminação dos polícias, numa reação ao comunicado emitido no sábado pelo Ministério da Administração Interna (MAI).

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".