Procuradores reúnem-se em Mafra para discutir o combate à corrupção

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 28 fev (Lusa) -- Procuradores dos Departamentos de Investigação e Ação Penal distritais e do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) reúnem-se a partir de hoje, em Mafra, no II Encontro da Rede Nacional de Procuradores Contra a Corrupção.

O encontro vai reunir procuradores que trabalham na área da corrupção e do crime financeiro e visa aprofundar a articulação de trabalho em equipas e a consolidação de soluções na luta contra a corrupção.

O urbanismo, as insolvências, a articulação entre as fases de inquérito e julgamento, a investigação financeira, a recuperação de ativos e os meios de obtenção de prova, como a prova digital, contam-se entre os temas a debater, segundo um comunicado da Procuradoria-Geral da República.

O encontro termina no domingo, às 12:00, e será encerrado pela ministra da Justiça, Paula Teixeira da Cruz, contando também com a presença da procuradora-geral da República, Joana Marques Vidal.

A especialização do Ministério Público na investigação do crime de corrupção iniciou-se nos anos 1980, com a criação da primeira equipa especializada em Lisboa e mais tarde alargada a outros DIAP distritais, onde funcionam secções de investigação e ação penal especializadas na investigação da corrupção e crime financeiro.

O I encontro da Rede Nacional de Procuradores Contra a Corrupção decorreu em 2008, em Viseu.

CP // CC

Lusa/fim

+ notícias: País

Jovem associado a ataques no Brasil fica em prisão preventiva

O jovem de 17 anos detido na quinta-feira no Norte do país por suspeita de homicídio qualificado e incitamento ao ódio e à violência, conduta que resultou num ataque com arma numa escola do Brasil, ficou em previsão preventiva por ordem de uma juíza de instrução criminal, avançou a CNN.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.