Concelhia PS/Matosinhos "renega" executivo municipal

Concelhia PS/Matosinhos "renega" executivo municipal
| Norte
Porto Canal

A Comissão Política Concelhia do PS/Matosinhos anunciou hoje que "renega" o executivo da Câmara, liderado por Guilherme Pinto, por considerar que não representa o partido nem as suas "opções e orientações políticas".Em comunicado enviado à Lusa, a concelhia do PS/Matosinhos refere ter decidido, por unanimidade, que os "membros do PS na Assembleia Municipal e do executivo só deverão aprovar os documentos oriundos do executivo municipal" desde que "os mesmos decorram de atos de gestão corrente da autarquia e não violem a consciência cívica".

O PS/Matosinhos, liderado pelo candidato do partido à Câmara local, António Parada, acrescenta que também só deverão ser aprovados documentos "que decorram da execução do plano de atividades e orçamento" para este ano e propostas que "não conduzam à criação de condições que "dificultem o desempenho dos futuros órgãos autárquicos".

"O PS de Matosinhos encontra-se unido em torno da candidatura autárquica já apresentada e legitimamente sufragada", lamentando, por isso, "a atitude de todos aqueles que, não tendo a humildade de reconhecer as escolhas democráticas do partido, agem agora sob os mesmos princípios que combateram há precisamente quatro anos, ultrapassando valores partidários em prol de um projeto de ambição puramente pessoal".

O presidente da Câmara de Matosinhos, Guilherme Pinto, desvinculou-se do PS em fevereiro, considerando tratar-se de um "passo decisivo" para avançar com uma recandidatura ao cargo, mas como independente.

Em abril, vereadores e administradores socialistas da Câmara de Matosinhos apresentaram a demissão do PS devido ao "total desacordo" com a escolha da direção do partido para as autárquicas no concelho.

Ao abandonarem o partido, os dois vereadores e as duas administradoras socialistas da Câmara de Matosinhos pretenderam também manifestar o "apoio ao presidente da autarquia, Guilherme Pinto, que em fevereiro entrou em rutura com o PS".

A cisão está relacionada com a escolha do líder da concelhia socialista de Matosinhos, António Parada, como candidato socialista à autarquia nas próximas autárquicas.

+ notícias: Norte

Mau tempo obriga a fechar escolas em municipios de Vila Real, Bragança e Aveiro

A previsão de queda de neve levou a que escolas dos distritos de Vila Real e Bragança estejam fechadas, bem como obrigou à suspensão de transportes escolares de zonas serranas de Arouca, no distrito de Aveiro.

PCP quer Governo a corrigir anúncio da Metro do Porto de metrobus até à Trofa

O PCP acusou a empresa Metro do Porto de anunciar uma obra diferente da prevista no Orçamento de Estado para a Trofa e quer o Governo a corrigir com urgência a situação.

Fazem proposta sexual a idoso e furtam Rolex de oito mil euros. Suspeitos foram detidos em Matosinhos

Uma adolescente de 15 anos, uma mulher de 47 e um homem de 25 anos foram constituídos arguidos por suspeita de furtarem a um idoso um relógio de oito mil euros num estacionamento dum centro comercial em Ovar, anunciou a GNR.