Câmara de Viseu abre concurso para trabalho temporário na rede de museus

| País
Porto Canal / Agências

Viseu, 27 fev (Lusa) -- A Câmara de Viseu aprovou hoje a abertura de um concurso público para prestação de trabalho temporário na rede municipal de museus, que porá fim ao acordo de colaboração entre o município e o Centro Cultural Distrital.

"O que estamos a abrir é um concurso público para a contratação de serviço de apoio e trabalho temporário na rede de museus. Avaliada a situação, foi a solução que encontrámos para manter o funcionamento dos serviços", justificou o presidente da autarquia, Almeida Henriques (PSD).

Em janeiro, o executivo liderado por Almeida Henriques tinha decidido prolongar por mais meio ano o acordo com o Centro Cultural Distrital de Viseu (CCDV), herdado do seu antecessor, no âmbito do qual são pagos salários aos funcionários da rede municipal de museus.

Segundo Almeida Henriques, o concurso que hoje foi aprovado por unanimidade vai decorrer nos próximos meses, de forma a permitir que, "a partir do final dos seis meses de prorrogação, estes funcionários possam ser admitidos, ou outros".

A prestação de serviços implicará nove pessoas que serão recrutadas para as funções de assistentes operacionais e assistentes técnicos.

"Presumo que as qualificações que aquelas pessoas já adquiriram será um fator que as colocará em posição privilegiada face a outros concorrentes. Mas, obviamente, é um processo novo de recrutamento", esclareceu o autarca.

Durante a reunião de Câmara, que foi pública, o vereador socialista José Junqueiro considerou importante a existência de estabilidade nos funcionários que trabalham na rede municipal de museus.

A vereadora da Cultura, Odete Paiva, explicou que "esta questão da estabilidade e da qualidade científica não se põe, porque há um conjunto de técnicos superiores que pertencem aos quadros da Câmara" a trabalhar na rede de museus.

O PS acabou por votar favoravelmente a abertura do concurso, porque ainda que esta seja "uma solução sofrível, neste momento é a possível", uma vez que a Câmara não pode aumentar o número de efetivos, justificou José Junqueiro.

"Entre deixar pessoas no desemprego e ter uma solução provisória, esta é a solução provisória. Não é do nosso agrado, mas é a única maneira de pagar aos funcionários", acrescentou.

AMF // SSS

Lusa/fim

+ notícias: País

Eurodreams. Apostadores 'falham' 1.º prémio mas há boas notícias a caminho de Portugal

O sorteio do EuroDreams desta segunda-feira, dia 29 de abril, não registou vencedor do primeiro prémio e os tão desejados 20 mil euros por mês durante 30 anos não encontram dono.

Mais de 428 mil utentes pediram baixa de curta duração

Cerca de 1.180 utentes recorreram, em média, por dia ao SNS24 para pedir uma baixa de curta duração por doença, totalizando mais de 428 mil pedidos num ano, segundo dados oficiais avançados esta segunda-feira à agência Lusa.

Filme de realizador portuense candidato a novo prémio latino-americano

O filme 'Mal Viver', de João Canijo, é candidato a um novo galardão, o Prémio dos Críticos da América Latina para Filmes Europeus, cujo vencedor será anunciado em junho, no Festival de Cinema de Guadalajara, no México.