Assembleia Municipal de Lagos exige anulação da agregação dos portos algarvios a Sines

| País
Porto Canal / Agências

Lagos, 26 fev (Lusa) -- A Assembleia Municipal de Lagos aprovou, por unanimidade, uma proposta para exigir ao Governo a revogação da decisão de agregar os portos comerciais do Algarve à Administração do Porto de Sines, informou hoje o Partido Comunista de Lagos.

O Conselho de Ministros aprovou a 23 de janeiro o diploma que agrega os portos comerciais do Algarve e a Administração do Porto de Sines.

No comunicado divulgado na ocasião pelo Conselho de Ministros lê-se que a agregação cria "as condições para os investimentos que os Portos de Faro e Portimão carecem, desde há décadas, para o aumento da sua capacidade, quer na vertente de cruzeiros quer na vertente da carga".

Hoje, o Partido Comunista Português (PCP) de Lagos vem informar que a Assembleia Municipal de Lagos aprovou, por unanimidade na reunião de 24 de fevereiro, uma proposta a exigir a "revogação da decisão do Conselho de Ministros de 23 de janeiro, onde foi aprovado o diploma que agrega os portos comerciais do Algarve à Administração do Porto de Sines".

Na mesma nota de imprensa, o PCP de Lagos vem exigir a "criação de uma Administração Portuário do Algarve" e recorda que em julho de 2013 a Assembleia da República aprovou por unanimidade uma resolução recomendando ao Governo que fosse desenvolvida "uma política de organização das áreas portuárias que promova a eficácia e clarifique competências na gestão dos portos do Algarve".

O PCP acusa o Governo de ter ignorado "ostensivamente a Assembleia da República" e de ter esvaziado "as entidades públicas e privadas e a população do Algarve de debater as competências sobre esta matéria vital e estratégica na região".

Os portos do Algarve -- Faro, Portimão e Vila Real de Santo António - registaram em 2013 um crescimento em todos os setores de atividade, das exportações ao turismo de cruzeiros, disse hoje à Lusa fonte portuária.

O porto de Faro, por exemplo, registou um crescimento nas cargas exportadas de 32% face a 2012, passando das 278 mil toneladas para as quase 400 mil toneladas movimentadas e o porto de Portimão aumentou o número de passageiros e de escalas em 2013, tendo registado um incremento de 8,83% em número de passageiros, passando dos 18.506 em 2012 para os 20.141 em 2013, e 16,67% em número de escalas, que aumentaram de 36 para 42.

CCM // ZO

Lusa/Fim

+ notícias: País

Jovem associado a ataques no Brasil fica em prisão preventiva

O jovem de 17 anos detido na quinta-feira no Norte do país por suspeita de homicídio qualificado e incitamento ao ódio e à violência, conduta que resultou num ataque com arma numa escola do Brasil, ficou em previsão preventiva por ordem de uma juíza de instrução criminal, avançou a CNN.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.