Sete barras marítimas fechadas devido à agitação marítima

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 26 fev (Lusa) - Setes barras marítimas estão hoje fechadas à navegação e outras duas estão condicionadas devido ao estado do mar, prevendo-se ondas de noroeste com 4,5 a 5,5 metros, de acordo com a Marinha portuguesa.

As barras de Caminha, Vila Praia de Âncora, Esposende, Póvoa do Varzim, Vila do Conde, Douro e São Martinho do Porto estão fechadas à navegação devido à forte agitação marítima, segundo informação disponível hoje na página da Marinha na Internet.

A Marinha indica ainda que as barras da Figueira da Foz e de Aveiro estão fechadas a embarcações de comprimento inferior a 35 e 15 metros, respetivamente.

Por causa da agitação marítima, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou seis distritos do continente sob aviso laranja e outros quatro a amarelo devido à previsão de agitação marítima forte.

Os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra e Leiria vão estar sob aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, até às 09:00 de hoje devido à previsão de agitação marítima com ondas de noroeste com 4,5 a 5,5 metros.

O aviso laranja passa depois (entre as 09:00 e as 18:00 de hoje) a aviso amarelo, segundo menos grave de uma escala de quatro.

Também por causa do estado do mar, o IPMA colocou os distritos de Lisboa, Setúbal, Beja e Faro sob aviso amarelo, o segundo menos grave de uma escala de quatro, entre as 02:00 e as 18:00 de hoje, devido à previsão de ondas de noroeste com 3,5 a 4,5 metros.

O aviso laranja é emitido quando há uma situação meteorológica de risco moderado a elevado, enquanto o amarelo implica uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O IPMA prevê para hoje nas regiões do norte e centro céu geralmente muito nublado, com boas abertas durante a manhã nas regiões do interior, aguaceiros nas regiões a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela até meio da manhã, que serão de neve acima de 800/1000 metros de altitude.

Prevê também vento em geral fraco do quadrante oeste, soprando temporariamente moderado no litoral e nas terras altas até ao início da manhã, neblina ou nevoeiro matinal e pequena descida da temperatura mínima.

No sul, a previsão aponta para céu com períodos de muita nebulosidade, apresentando-se geralmente pouco nublado na costa sul do Algarve, vento em geral fraco de noroeste, soprando moderado no litoral oeste a partir da tarde, neblina ou nevoeiro matinal no Alentejo e pequena descida da temperatura mínima.

Em Lisboa, Beja e Castelo Branco prevê-se uma temperatura máxima de 15 graus Celsius, no Porto e Braga 13, Évora e Ponta Delgada 16, Guarda 7, Viseu 11, Bragança 10, Faro e Santa Cruz das Flores 18, Angra do Heroísmo 17 e Funchal 21.

DD // ARA

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.