Reitores aprovam proposta para vagas em 2019-2020, mas propõem alterações

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 17 jun 2019 (Lusa) -- O Conselho de Reitores aprova a proposta do Governo para as vagas 2019-2020 no Ensino Superior, mas propõe que o aumento de vagas nos cursos mais procurados em Lisboa e Porto possa ser aplicado noutras instituições.

O Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP) diz, em comunicado, que para o parecer positivo ao despacho do Governo contribui o facto de se acabar com os "cortes cegos" de vagas nas universidades de Lisboa e Porto, assim como a manutenção da "discriminação positiva" das instituições do interior.

"Os cortes em Lisboa e no Porto deixam de ser cegos e passam a ter em conta variáveis como a 'procura de excelência' [candidatos com média superior a 17], 'índice de procura' ou o facto de os cursos serem estratégicos para o futuro do país, como é o caso das competências digitais e Ciência de Dados", diz o CRUP, em comunicado.

"O projeto de despacho é um avanço", afirma o presidente do CRUP, Fontainhas Fernandes, citado no comunicado, sublinhando que "o Governo mantém preocupações com a coesão territorial, mas passa a atender a outros fatores igualmente importantes".

Uma das propostas do CRUP é que seja considerado que "o aumento de vagas de 5 a 15% em pares instituição/ciclo de estudos com elevado número de candidatos em 1.ª opção no concurso nacional de acesso 2018-19 com nota de 17 ou superior, para além da aplicação obrigatória nas instituições sediadas em Lisboa e Porto, possa ser também aplicada, de modo opcional, nas outras instituições".

SO // SB

Lusa/fim

+ notícias: País

Eurodreams. Apostadores 'falham' 1.º prémio mas há boas notícias a caminho de Portugal

O sorteio do EuroDreams desta segunda-feira, dia 29 de abril, não registou vencedor do primeiro prémio e os tão desejados 20 mil euros por mês durante 30 anos não encontram dono.

Mais de 428 mil utentes pediram baixa de curta duração

Cerca de 1.180 utentes recorreram, em média, por dia ao SNS24 para pedir uma baixa de curta duração por doença, totalizando mais de 428 mil pedidos num ano, segundo dados oficiais avançados esta segunda-feira à agência Lusa.

Filme de realizador portuense candidato a novo prémio latino-americano

O filme 'Mal Viver', de João Canijo, é candidato a um novo galardão, o Prémio dos Críticos da América Latina para Filmes Europeus, cujo vencedor será anunciado em junho, no Festival de Cinema de Guadalajara, no México.