Municípios aplaudem simulador da DECO para cálculo do IMI

| País
Porto Canal / Agências

O presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), Manuel Machado, aplaudiu hoje a iniciativa da DECO de disponibilizar um simulador 'online' para calcular o valor correto do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI).

"Queremos que os impostos sejam cobrados com transparência e com equidade. Tudo o que contribuir nesse sentido, registamos como importante e válido para melhorar a vida em comum", referiu Manuel Machado, em Barcelos, à margem de uma reunião do Conselho Diretivo da ANMP.

A Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO) disponibilizou um simulador 'online' para calcular o valor correto do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI).

A DECO disponibilizou um simulador 'online' para calcular o valor correto do IMI e vai solicitar uma audiência ao Governo para abordar as "ineficiências no cálculo" deste imposto.

"O objetivo da DECO é quantificar o montante que o Estado está a arrecadar indevidamente e depois apresentar esses números", informou a associação.

O presidente da ANMP disse registar "com apreço" o facto de haver associações e entidades que se preocupam com a justiça na fiscalidade e lembrou a "complexidade" do processo a avaliação dos imóveis, para sublinhar que "é natural" que ocorram erros.

No caso do IMI, admitiu que tanto poderá haver situações em que os proprietários estejam a pagar mais do que deviam como outras em que "haverá subavaliação".

+ notícias: País

Montenegro quer português como língua oficial da ONU até 2030

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, quer que os países parceiros na CPLP alinhem posições para que o português seja reconhecido como língua oficial das Nações Unidas até 2030, considerando que "seria um justo reconhecimento".

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.