Óbito/Ruben de Carvalho: CDS elogia "figura superior da política e da cultura"

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 11 jun 2019 (Lusa) -- O CDS-PP elogiou o dirigente comunista Ruben de Carvalho, que morreu hoje aos 74 anos, recordando "uma figura superior da política, da cultura portuguesas" com "uma palavra de especial respeito".

Em declarações aos jornalistas, no parlamento, em Lisboa, o deputado centrista Telmo Correia lembrou Ruben de Carvalho como "uma figura importante da política portuguesa" e dos debates em que esteve frente a frente com ele, em canais de televisão.

"Tinha a noção de que estava a debater com um dos melhores. Em democracia não há inimigos, há adversários e Ruben de Carvalho foi um adversário difícil", afirmou Telmo Correia.

Em termos de relacionamento pessoal, Telmo Correia lembrou a "enorme afabilidade" do ex-vereador da câmara de Lisboa e membro do Comité Central do PCP com os seus adversários políticos.

"Foi uma figura superior da política portuguesa, da cultura portuguesa. Um adversário que nos merece muitíssimo respeito. E, além disso, uma pessoa sempre afável e sempre simpática", concluiu.

Ruben Carvalho era responsável na Câmara Municipal de Lisboa pelo Roteiro do Antifascismo, membro do Comité Central do PCP e fazia parte da organização da Festa do Avante! desde o seu início, em 1976.

Jornalista de profissão, Ruben de Carvalho foi também chefe de redação do semanário "Avante!", órgão central do PCP, entre abril de 1974 e 1995, chefe de redação da revista "Vida Mundial" e redator coordenador do jornal "O Século".

O dirigente comunista foi membro das "comissões juvenis de apoio" à candidatura do General Humberto Delgado, chefe de gabinete do ministro Sem Pasta, Francisco Pereira de Moura, no I Governo Provisório após o 25 de Abril de 1974, deputado à Assembleia da República eleito pelo distrito de Setúbal e vereador na Câmara Municipal de Lisboa.

Tinha 74 anos e era o único membro no atual Comité Central do PCP que tinha estado preso nas cadeias da PIDE durante o Estado Novo.

Ruben de Carvalho manteve, na RDP1, o programa "Radicais Livres", onde debatia temas de atualidade com Jaime Nogueira Pinto.

NS (SO) // VAM

Lusa/fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.