Três criadores portugueses refletem sobre a arte e a crise na Trienal de Milão

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 25 fev (Lusa) - A escritora Teolinda Gersão, o artista plástico José Barrias e o arquiteto José Adrião vão apresentar as suas reflexões na exposição "A arte em tempo de crise" que inaugura na sexta-feira na Trienal de Milão, em Itália.

De acordo com a organização, o curador da exposição, Roberto Cremascoli, convidou os três criadores portugueses para refletirem sobre o tema a arte e a crise, e o resultado são três instalações.

A escritora Teolinda Gersão criou "Pigs", o artista plástico José Barrias criou "L´Ombra delle Cose Future" ("A sombra das coisas futuras", em tradução livre), e o arquiteto José Adrião criou "A Casa dos Prazeres".

Teolinda Gersão evoca a história de um dos seus livros, "Cidade de Ulisses", que Lisboa deve o seu nome à cultura helénica, e que desde há pelo menos dois mil anos a lenda narra que Ulisses fundou a cidade branca Ulisseum, passando por Olisipo, chegando ao nome Lisboa.

No seu trabalho, o artista José Barrias viaja através das zonas latinas do Mediterrâneo em processo de "re-meditação", vai juntando elementos das várias culturas, e coloca-as num novo diálogo, criando "a sombra das coisas futuras".

Quanto à instalação do arquiteto José Adrião, resulta de uma filosofia de trabalho segundo a qual os futuros habitantes das casas que projeta devem participar na análise arquitetónica.

Habitualmente, o material que encontra nos lugares que transforma integra-se com a nova construção, e trabalha com poucos recursos, nalguns casos de forma deliberada.

A exposição sobre a arte em tempo de crise - que é uma das iniciativas da Trienal de Milão - vai integrar ainda criadores da Grécia, Espanha e Itália, ficando patente até 23 de março.

AG // CC

Lusa/Fim

+ notícias: País

Jovem associado a ataques no Brasil fica em prisão preventiva

O jovem de 17 anos detido na quinta-feira no Norte do país por suspeita de homicídio qualificado e incitamento ao ódio e à violência, conduta que resultou num ataque com arma numa escola do Brasil, ficou em previsão preventiva por ordem de uma juíza de instrução criminal, avançou a CNN.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.