Venezuela: Presidente autoproclamado agradece apoio da Austrália e alerta para êxodo

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Sydney, Austrália, 10 jun 2019 (Lusa) - O autoproclamado Presidente interino da Venezuelana, Juan Guaidó, agradeceu hoje o apoio da Austrália à iniciativa de convocar eleições livres no país sul-americano e alertou para um êxodo maior do que o da Síria.

"O que a comunidade internacional fez é muito importante: reconhecer a nossa Constituição e reconhecer-me como Presidente encarregado. A Austrália fez isso, o que muito apreciamos, [com] as sanções e a proteção de ativos que pedimos", disse Guaidó à cadeia australiana ABC.

Em janeiro, o Governo australiano reconheceu Guaidó como Presidente interino "de acordo com a Constituição venezuelana e até à realização de eleições", exigindo uma transição para a democracia.

Mais de 50 países, incluindo Portugal, já reconheceram Juan Guaidó.

Na mesma entrevista, Guaidó instou a comunidade internacional a continuar a pressionar para a realização de eleições livres e a pôr fim "à usurpação", que atribui ao Governo de Nicolás Maduro, sublinhando que a crise na Venezuela é uma das maiores no mundo.

"Há quatro milhões de emigrantes. Projeta-se que, se o fluxo continuar, superaremos a Síria no número de emigrantes da Venezuela", acrescentou o líder do parlamento.

De acordo com o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) e a Organização Internacional para as Migrações (OIM), cerca de 3,3 milhões de pessoas fugiram da Venezuela desde 2016 na sequência da grave crise política e económica.

Só desde novembro passado, mais de um milhão de pessoas terão saído do país.

FST // EJ

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Encontrado português desaparecido na Suíça

O jovem de 26 anos que estava desaparecido em Sargans, na Suíça, foi encontrado durante a manhã desta quinta-feira, informou um familiar, através de uma publicação na rede social Facebook.

“Castelo de Harry Potter” na Ucrânia bombardeado por mísseis russos

Um ataque de mísseis lançado pela Rússia atingiu o “Castelo de Harry Potter”, esta segunda-feira, o edifício localizado na cidade portuária em Odessa, na Ucrânia.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.