Alarme vai soar em cinco pontos da costa por causa do perigo da subida do mar

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 25 fev (Lusa) - Um 'alarme' vai soar em vários pontos do litoral europeu, incluindo cinco locais portugueses, para alertar as populações e os políticos para dos efeitos das alterações climáticas, uma iniciativa em que participa a associação ambientalista.

Em Portugal, na manhã de quarta-feira, a Quercus anunciou que vai fazer "soar o alarme" em Lisboa (no Cais das Colunas), Porto (na Foz), Ílhavo, Leiria e Costa da Caparica, já que um dos principais impactes das alterações climáticas está relacionado com a subida do nível do mar, que à escala mundial, pode atingir cerca de um metro, no ano 2100.

"A enorme ondulação que tem afetado a costa portuguesa resulta de tempestades que se tornarão cada vez mais frequentes e mais intensas", refere uma informação da Quercus.

A associação ambientalista escolheu "locais críticos" do litoral para mostrar quanto vai o mar subir e, simbolicamente, alguns dos seus membros vão usar coletes salva vidas para chamar a atenção para a ameaça crescente sobre as populações e os seus bens.

No âmbito da Semana de Ação pelo Clima, que decorre até sábado, as organizações não governamentais reunidas da Rede Europeia de Ação Climática têm iniciativas por toda a Europa para "exigir aos decisores políticos europeus que tomem a tempo as decisões certas" para parar o aumento das emissões dos gases com efeito de estufa.

Os primeiros ministros e chefes de Estado europeus vão reunir-se em março para decidir o futuro das políticas de energia e clima para os próximos 15 anos.

A Comissão Europeia apresentou em janeiro o novo quadro de política climática e energética, que prevê a diminuição das emissões de gases com efeito de estufa em 40% até 2030 e o aumento para 27% da contribuição das energias renováveis no total do consumo energético.

"É fundamental que Portugal e os líderes europeus apoiem um plano que nos proteja verdadeiramente das ameaças das alterações climáticas e nos comprometa a manter o aumento global de temperatura abaixo dos dois graus Celsius", resume a Quercus.

EA // SO

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.