Seis distritos a laranja e quatro a amarelo devido ao estado do mar

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 25 fev (Lusa) -- Seis distritos do continente estão hoje sob aviso laranja e outros quatro a amarelo devido à previsão de agitação marítima forte, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra e Leiria vão estar sob aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, entre as 18:00 de hoje e as 12:00 de quarta-feira, devido à previsão de agitação marítima com ondas de noroeste com 4,5 a 5,5 metros.

Também por causa do estado do mar, o IPMA colocou os distritos de Lisboa, Setúbal, Beja e Faro sob aviso amarelo, o segundo menos grave de uma escala de quatro, entre as 12:00 de hoje e as 18:00 de quarta-feira, devido à previsão de ondas de noroeste com 3,5 a 4,5 metros.

O aviso laranja é emitido quando há uma situação meteorológica de risco moderado a elevado, enquanto o amarelo implica uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O IPMA prevê para hoje no norte e centro céu geralmente muito nublado, períodos de chuva, passando gradualmente a regime de aguaceiros, que poderão ser de granizo na região Norte, queda de neve acima de 1200/1400 metros de altitude, descendo a cota para 800/1000 metros para o final do dia.

Está também previsto vento fraco a moderado do quadrante oeste, soprando moderado a forte com rajadas da ordem dos 80 km/h nas terras altas, neblina ou nevoeiro matinal e pequena subida da temperatura máxima.

No sul, prevê-se céu geralmente muito nublado, diminuindo de nebulosidade para o final do dia, períodos de chuva fraca até ao meio da tarde, vento fraco a moderado de sudoeste, soprando moderado a forte nas terras altas, rodando gradualmente para noroeste a partir do início da manhã, neblina ou nevoeiro matinal e pequena subida da temperatura máxima.

Em Lisboa, Castelo Branco, Beja e Angra do Heroísmo prevê-se uma máxima de 15 graus Celsius, no Porto 13, Évora, Ponta Delgada e Santa Cruz das Flores 16, Guarda 7, Bragança 10, Faro 18 e Funchal 19.

DD // ARA

Lusa/Fim

+ notícias: País

PJ desmantela uma das principais redes de tráfico de droga do norte do país

A Polícia Judiciária (PJ) desmantelou uma das principais redes de tráfico de droga do norte do país e deteve sete suspeitos, incluindo os seus líderes, durante a operação de combate ao narcotráfico realizada hoje na cidade do Porto.

Portugal vai estar final da Eurovisão com "Grito" de Iolanda

A representante de Portugal no 68.º Festival Eurovisão da Canção, Iolanda com a canção “Grito”, garantiu esta terça-feira a passagem à final do concurso, marcada para sábado em Malmö, na Suécia.

Ministra justifica exoneração de diretor nacional da PSP com “reestruturação profunda”

A ministra da Administração Interna justificou esta segunda-feira a aposta num “novo homem” para dirigir a Polícia de Segurança Pública com a “reestruturação profunda” que o Governo quer fazer na PSP.