Trabalhadores da Casa da Moeda marcam novas greves para sexta-feira e dia 03 de Março

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 22 jan (Lusa) - Os trabalhadores da Imprensa Nacional Casa da Moeda (INCM) anunciaram hoje novas greves para sexta-feira, com concentração frente ao edifício da administração, e dia 03 de março, contra a retirada de benefícios assegurados pelos respetivos serviços sociais.

Em comunicado, a federação que representa o setor (Fiequimental), refere que as formas de luta foram aprovadas em plenários e têm a ver com as alterações ao regulamento dos serviços sociais da INCM, comunicadas pelo Conselho de Administração a 28 de outubro, que os trabalhadores e as organizações representativas consideraram "inaceitáveis".

Estes trabalhadores têm concretizado várias ações de luta nos últimos dois meses, nomeadamente um dia de greve a 19 de dezembro e uma concentração junto ao Ministério das Finanças a 22 de janeiro.

Na origem do conflito está a revisão de um regulamento dos serviços sociais da INCM, de 1987.

No ano passado, a INCM foi sujeita a uma auditoria pelo Tribunal de Contas, que recomendou a atualização do regulamento dos serviços sociais, adaptando os seus benefícios, quotas e comparticipações ao que está a ser praticado no setor público e privado.

A proposta de regulamento da administração da INCM prevê que os trabalhadores da empresa passem a ter apoios na saúde idênticos aos da ADSE e ao mesmo tempo que as suas quotizações mensais sejam aumentadas de 1,5 para 2%.

A INCM conta com 668 trabalhadores no ativo, mas os seus serviços sociais têm cerca de 2.000 beneficiários, contando com os reformados e com os familiares.

ICO (RRA)

Lusa/Fim

+ notícias: País

Jovem associado a ataques no Brasil fica em prisão preventiva

O jovem de 17 anos detido na quinta-feira no Norte do país por suspeita de homicídio qualificado e incitamento ao ódio e à violência, conduta que resultou num ataque com arma numa escola do Brasil, ficou em previsão preventiva por ordem de uma juíza de instrução criminal, avançou a CNN.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.