Brexit: May garantiu apoio do governo para novo acordo

| Economia
Porto Canal com Lusa

Londres, 21 mai 2019 (Lusa) -- A primeira-ministra britânica, Theresa May, garantiu hoje o apoio do seu governo para apresentar uma nova proposta de saída da União Europeia, para a qual ela espera finalmente conseguir aprovação do Parlamento.

Ao longo de três horas, o governo britânico reuniu para discutir os pormenores do que Theresa May chamou de "proposta ousada", para obter apoio parlamentar para o seu acordo de 'Brexit'.

May deverá ainda hoje dar mais informações sobre este "novo acordo", num discurso muito aguardado, pela repercussão na prolongada negociação sobre o 'Brexit'.

Não é provável que as mudanças acordadas pelo governo -- cujos membros estão divididos sobre o 'Brexit' -- sejam suficientemente amplas para mudar a posição dos deputados britânicos, que por várias vezes recusaram um entendimento sobre a forma de saída da União Europeia.

O Reino Unido já devia ter deixado a União Europeia em 29 de março, mas a comunidade de países permitiu a extensão do prazo até 31 de outubro, no meio de um impasse político.

As conversações sobre a obtenção de um compromisso entre o Partido Conservador, de Theresa May, e o Partido Trabalhista, na oposição, voltaram a fracassar, na passada semana.

May diz que tentará retomar o processo de negociações, no início de junho, pedindo aos deputados que votem numa proposta de retirada que seja aceite por Bruxelas.

A proposta provavelmente incluirá promessas sobre questões como direitos dos trabalhadores e proteções ambientais, que são prioridades para o Partido Trabalhista de centro-esquerda.

Mas a porta-voz do Partido Trabalhista, Emily Thornberry, já disse que os deputados do seu partido irão votar contra, a menos que a proposta seja "radicalmente diferente".

May disse que depois de o Parlamento votar a nova proposta, estabelecerá um cronograma para o seu abandono de funções, como líder do Partido Conservador e como primeira-ministra.

Os Conservadores pró-'Brexit' culpam May pelo impasse político e querem substituí-la por um defensor acérrimo do 'Brexit', como Boris Johnson, ex-ministro das Relações Exteriores do governo de Theresa May.

RJP // EL

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Governo aprova descontos de 1,8 cêntimos/litro de gasóleo e 3,3 cêntimos na gasolina

O Governo aprovou novas descidas extraordinárias das taxas do ISP aplicáveis no continente, que deverão representar uma “poupança real” de 1,8 cêntimos por litro de gasóleo e 3,3 cêntimos por litro de gasolina na próxima semana.

Preço dos combustíveis sobe dois dígitos na próxima semana

Já são conhecidas as previsões para a atualização do preço dos combustíveis para a próxima semana. A partir de segunda-feira os preços devem subir dois dígitos, de acordo com as previsões.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.