Seis barras fechadas devido à agitação marítima

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 21 fev (Lusa) - Seis barras marítimas estão hoje fechadas à navegação e outra está condicionada devido ao estado do mar, prevendo-se ondas de noroeste com 3,5 a 4,5 metros, de acordo com a Marinha portuguesa.

As barras de Caminha, Vila Praia de Âncora, Esposende, Póvoa do Varzim, Vila do Conde e São Martinho do Porto estão fechadas à navegação devido à forte agitação marítima, segundo informação disponível hoje na página da Marinha na Internet.

A Marinha indica ainda que a barra da Figueira da Foz está fechada a embarcações de comprimento inferior a 11 metros.

Por causa da agitação marítima, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria e Lisboa sob aviso amarelo, o segundo menos grave de uma escala de quatro, entre as 03:00 de hoje e as 23:59 de sábado.

Para estes distritos (costa ocidental), prevêem-se ondas de noroeste com 3,5 a 4,5 metros, sendo de 3 a 3,5 metros a sul do Cabo Raso.

O IPMA prevê para hoje nas regiões norte e centro céu geralmente muito nublado, com boas abertas a sul do sistema montanhoso Montejunto-Estrela, aguaceiros, aguaceiros fracos a norte sistema montanhoso Montejunto-Estrela, passando a períodos de chuva a partir do final do dia no Minho e Douro Litoral, e que serão de neve acima de 800/1000 metros de altitude.

A previsão aponta ainda para vento em geral fraco de noroeste, soprando moderado no litoral e nas terras altas, rodando para sudoeste a partir do final da tarde, neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais e descida de temperatura, em especial da mínima.

No sul, prevê-se céu com períodos de muita nebulosidade, tornando-se pouco nublado a partir do final da tarde, possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos no Alentejo, vento moderado de noroeste, neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais e descida de temperatura, em especial da mínima.

Em Lisboa, Évora, Viana do Castelo e Ponta Delgada prevê-se uma máxima de 13 graus Celsius, no Porto, Castelo Branco e Beja 12, Guarda 5, Bragança e Viseu 8, Faro e Angra do Heroísmo 16, Santa Cruz das Flores 17 e Funchal 18.

Quanto ao fim de semana, o IPMA prevê céu geralmente muito nublado, tornando-se em geral pouco nublado na região Sul a partir do meio da tarde, períodos de chuva ou aguaceiros, em especial nas regiões norte e centro, que serão de neve acima de 800 metros, vento fraco a moderado, neblina ou nevoeiro matinal, pequena descida da temperatura mínima na região sul e subida da temperatura máxima.

DD // ARA

Lusa/Fim

+ notícias: País

Parlamento aprova fim das portagens nas ex-SCUT. A Norte, há três autoestradas que vão sofrer alterações

O parlamento aprovou hoje na generalidade o projeto de lei do PS para eliminar as portagens nas ex-SCUT com os votos a favor dos socialistas, Chega, BE, PCP, Livre e PAN.

Taxa de desemprego cai para 6,5%

A taxa de desemprego foi de 6,5% em março, menos 0,3 pontos percentuais em termos homólogos e 0,1 pontos percentuais abaixo de fevereiro, segundo a estimativa provisória avançada esta quinta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".