Vereadores do PS criticam propostas de ajustes diretos na Câmara da Maia

| Norte
Porto Canal / Agências

Maia, 21 fev (Lusa) - Os vereadores do PS na Câmara da Maia criticaram quinta-feira duas propostas de adjudicação por ajuste direto apresentadas pela maioria em reunião de câmara, tendo uma delas, a uma sociedade de advogados, sido retirada pelo executivo.

De acordo com uma nota enviada pelos vereadores socialistas na Câmara da Maia à agência Lusa, "o executivo municipal, que se preparava para entregar por ajuste direto, a uma sociedade de advogados, o patrocínio judicial de um único processo pelo preço de 74.800 euros foi forçado a retirar a proposta, em função da intervenção dos vereadores do PS que questionaram a exorbitância do valor de honorários".

De acordo com os socialistas a mesma sociedade "ainda este ano se propunha patrocinar por 45 mil euros todos os processos judiciais do município de Valongo, e que cobra à Câmara Municipal de Barcelos o valor de 62 mil euros por todo o contencioso e prestação de serviços jurídicos daquele município".

A oposição socialista acrescentou ainda que votou contra a proposta de adjudicação por ajuste direto - no valor de 62 mil euros - "do estudo, preparação de candidaturas e definição de estratégias para a contratação de serviços de assessoria estratégica e operacional no apoio às candidaturas a fundos comunitários que compreendem o Quadro Estratégico Comum".

De acordo com o mesmo comunicado, esta empresa apresenta-se como "especialista em gestão imobiliária e em fundos Imobiliários".

"Os vereadores do PS recomendaram ao executivo que este tipo de adjudicações seja feita através de uma efetiva consulta ao mercado e não por ajuste direto a empresas que não apresentam currículo sobre as matérias objeto de contratação", sugere.

No período antes da ordem do dia, os vereadores socialistas da Câmara da Maia "recomendaram à maioria PSD que acelerasse o processo de negociação com os sindicatos, defendendo a celebração do acordo para a redução do horário de trabalho dos trabalhadores municipais para as 35 horas, conforme se verifica noutros municípios da Área Metropolitana do Porto".

JF // JCS

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Requalificada Variante da Encosta em Braga com 7km de extensão

Já estão concluídas as obras de requalificação integral da Variante da Encosta, entre a Avenida João II e a Avenida Alfredo Barros, em Braga, informou, esta segunda-feira, a Câmara Municipal.

Camião que transportava produtos alimentares tomba e condiciona A1 na Feira

Um veículo pesado de mercadorias tombou, na tarde desta segunda-feira, na A1, no sentido Porto-Lisboa, na freguesia de S. Paio de Oleiros, em Santa Maria da Feira, confirmou ao Porto Canal o Comando Sub-Regional do Porto (CDOS).

Trabalhador de concessionária morre atropelado por carro na A7

Um homem de 53 anos de idade morreu atropelado por um veículo ligeiro, na tarde desta segunda-feira, na A7, junto à freguesia de Oliveira Santa Maria, em Vila Nova de Famalicão, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional do Ave.