Câmara de Tondela quer 1,2 ME do Proder para zonas ardidas da Serra do Caramulo

| País
Porto Canal / Agências

Tondela, 20 fev (Lusa) - O presidente da Câmara de Tondela, José António Jesus, espera conseguir 1.283.168 euros do Programa de Desenvolvimento Regional (PRODER) para intervenções em zonas ardidas durante os incêndios da Serra do Caramulo, no verão passado.

Em novembro, a autarquia avançou com duas candidaturas, uma ao Fundo de Emergência Municipal (FEM) e outra ao PRODER.

Segundo o autarca, a primeira, que foi aprovada a 20 de dezembro, "atingiu um valor global de 968.467 euros" para recuperação de infraestruturas nas várias freguesias afetadas.

Relativamente à segunda proposta, no montante de 1.283.168 euros e que se encontra em fase de audiência, o município espera "uma correção para um patamar que se situe na proximidade do montante candidatado", explicou.

Esta candidatura tem como objetivo o tratamento de encostas, linhas de água e caminhos municipais.

José António Jesus referiu que "o que está em causa é a elegibilidade ou não de algum tipo de trabalhos", estando o município neste momento a reforçar a sua argumentação "no sentido de tornar todos os trabalhos elegíveis".

"Poderemos dizer que estamos a discutir 20 a 30% de diferença entre 1.283 mil euros, que é o valor a que nós nos candidatámos, e aquilo que, em fase de notificação prévia, nos foi comunicado como sendo elegível", contou.

O autarca sublinhou que as obras a que o município se pôde candidatar "são as que resultam das medidas enquadradas e justificadas no relatório produzido pelo Instituto da Conservação da Natureza e da Floresta".

Lembrou que, após os "violentos incêndios" do verão passado, as prioridades se centraram no restabelecimento do abastecimento de água. Num segundo momento, "a intervenção esteve muito focalizada na desobstrução de taludes, de valetas e de algumas áreas envolventes a estes equipamentos".

"Agora estamos já a intervir na reabilitação de alguns caminhos. Alguns que serão em asfalto virão num momento posterior, quando as condições meteorológicas o permitirem", acrescentou.

AMF

Lusa/fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.