PS justifica nova organização territorial da Proteção Civil com fundos comunitários

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 24 abr 2019 (lusa) -- A deputada do PS Susana Amador disse hoje que a nova organização territorial da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) está relacionada com a gestão dos fundos comunitários.

"A preocupação que houve com esta organização territorial e nas 23 sub-regiões foi de facto aproximar às CIM [comunidades intermunicipais] para que haja uma coerência neste modelo com a questão da gestão dos fundos comunitários", disse a deputada socialista na comissão parlamentar de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias.

O Observatório Técnico Independente criado pelo parlamento para acompanhar os incêndios florestais foi hoje ouvido na comissão sobre a nova estrutura e orgânica da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, numa audição pedida pelo PSD.

A nova lei da ANEPC, que entrou em vigor a 01 de abril, cria cinco comandos regionais e 23 sub-regionais de emergência e proteção civil em vez dos atuais comandos distritais de operações e socorro (CDOS), mas estas estruturas regionais e sub-regionais entram "em funcionamento de forma faseada", que será definido por despacho do ministro da Administração Interna.

Até à entrada em funcionamento das estruturas operacionais mantêm-se em funções os atuais 18 Comandos Distritais de Operações de Socorro (CDOS).

Depois do Observatório ter levantado dúvidas quanto à nova organização territorial, a deputada Susana Amadora justificou a opção com os fundos comunitários, adiantando que "essa componente económica foi importante e fez parte da lógica da organização".

CMP // ZO

Lusa/Fim

+ notícias: País

Montenegro quer português como língua oficial da ONU até 2030

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, quer que os países parceiros na CPLP alinhem posições para que o português seja reconhecido como língua oficial das Nações Unidas até 2030, considerando que "seria um justo reconhecimento".

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.