Ciclo dedicado a Agustina Bessa-Luís com estreia de dois documentários na RTP2

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 18 abr 2019 (Lusa) - A RTP2 vai dedicar um ciclo de programação à escritora Agustina Bessa-Luís, na próxima terça-feira, com a estreia de dois documentários sobre a vida e obra da autora, realizados por Adriano Nazareth Jr. e com argumento de Mónica Baldaque.

Na noite de 23 de abril, às 23:40, a RTP2 estreia "As Sibilas do Passo", um trabalho que evoca a infância da escritora numa viagem até Amarante, o local que a viu nascer, anunciou hoje a estação pública de televisão.

Este documentário percorre a Casa do Passo, por onde passou também a sua tia Amélia, a Sibila, "que a lançou no poço sem fundo das letras", até se tornar um nome maior da literatura nacional.

A seguir a este documentário, a RTP exibe um outro, também em estreia, com início às 00:15, intitulado "Fanny e a Melancolia", um trabalho que remete para o Porto e para o Douro do século XIX.

Fanny Owen, uma figurinha frágil e transformada em personagem, é amparada pela "ligação sinistra" de Camilo Castelo Branco e José Augusto Pinto de Magalhães, num romance de Agustina que tem como título o próprio nome da personagem.

Em 1981, este enredo chegou às salas de cinema através do filme "Francisca", de Manoel de Oliveira.

No documentário que a RTP agora exibe, o realizador e a escritora contam a história, cada um com a sua visão.

AL // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

Pólen no ar vai dar tréguas durante os próximos dias

A concentração de pólens no ar deverá reduzir na próxima semana com níveis baixos ou moderados em todas as regiões de Portugal Continental e das Ilhas, informou esta quinta-feira a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC).

28 ambulâncias do INEM pararam esta quinta-feira por falta de técnicos

O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-hospitalar (STEPH) afirmou esta quinta-feira que 28 ambulâncias do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) estão hoje paradas por falta de técnicos.

Eurodreams. Já é conhecida a chave que vale 20 mil euros por mês durante 30 anos

Já foi revelada a chave do sorte de Eurodreams desta quinta-feira (033/2024). Em jogo está um primeiro prémio de 20 mil euros por mês durante 30 anos.