Jonas & Lander dialogam com o público em performance a estrear no Museu dos Coches

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 18 abr 2019 (Lusa) - A dupla de coreógrafos e bailarinos Jonas & Lander vai estrear uma nova performance, com dois cavalos a motor, que o público terá de acionar com moedas, na sexta-feira, no Museu Nacional dos Coches, em Lisboa.

A performance, em estreia mundial, intitula-se "Coin Operated", e é apresentada no âmbito da 2.ª edição da BoCA -- Bienal Internacional de Artes Contemporâneas, que está a decorrer até 30 de abril, em Lisboa, Porto e Braga.

Os criadores vão colocar no Museu dos Coches dois cavalos a motor, daqueles operados a moedas, estáticos, e a dupla irá sentar-se neles, esperando que o público inserira uma moeda na ranhura da máquina para os fazer mover.

A performance decorrerá durante dois dias, e tem diferentes momentos, segundo a organização da bienal, desde o cantar ao dançar, um discurso ou uma dissertação acompanhada à guitarra, ou um grupo que irrompe o espaço a dançar a pares um 'slow'.

"Coin Operated" surge de um convite da BoCA a Jonas & Lander, para criarem uma peça para um museu, em que o diálogo com o público seja direto, de modo a que os espetadores passem "a ter um papel ativo na consequência da ação artística, potencializando diversas e surpreendentes cenas a cada apresentação", o que acontece nesta encenação, nomeadamente com "a duração de cada moeda inserida nos cavalos".

As canções, discursos, dissertações, curiosidades históricas e todas as ações e informações na performance traduzem uma simbologia que os criadores exploram para lançar a reflexão sobre o momento de domesticação que envolve o surgimento das civilizações.

"Toda a relação económica e de poder, de conquista de território, de escravatura, da montada das classes sociais mais poderosas nas menos afortunadas; todos estes assuntos serão dissecados em sequências performativas", indica o texto da bienal sobre a peça.

Lander Patrick, nascido no Brasil, em 1989, mas a viver desde então em Portugal, formou-se em dança, tendo sido premiado, entre outros, com o 1.º prémio no Festival Koreografskih Minijatura (Sérvia), com a peça "Noodles Never Break When Boiled" (2012).

Jonas Lopes, nascido Lisboa, em 1986, iniciou a sua formação artística na escola Chapitô, fez uma residência artística de composição musical em Itália, e frequentou, em Londres, o Pineapple Dance Studios e a Circus Space University, iniciando então a sua carreira como fadista profissional, tendo sido galardoado em 2011 com o prémio Carlos Paredes 2012, pelo álbum "Fado Mutante".

Em 2010 entrou na Escola Superior de Dança, onde conheceu o seu parceiro Lander Patrick, e iniciaram uma dupla profissional como cocriadores que se mantém até hoje.

Fazem parte do seu repertório, entre outras, as peças "Cascas d'Ovo" (2013), "Arrastão" (2015) e "Octopus Adorabilis" (2016).

A direção artística, coreografia e interpretação são de Jonas Lopes e Lander Patrick, numa produção da Sinistra Associação Cultural, em coprodução com a BoCA.

AG // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.