Embarcação que lançou alerta registada na Horta mas opera a partir de Peniche

| País
Porto Canal com Lusa

Redação, 18 abr 2019 (Lusa) -- A embarcação de pesca que está incontactável desde a noite de quarta-feira, após lançar um alerta, está registada no porto da Horta, nos Açores, com o nome de 'Parma', mas opera a partir de Peniche, indicou hoje a Marinha.

O porta-voz deste ramo das Forças Armadas, Fernando Pereira da Fonseca, explicou na tarde de hoje à agência Lusa que, de acordo com a informação disponível até ao momento, estimam-se que estejam a bordo "sete a nove" pescadores, todos da zona de Peniche, no distrito de Leiria, acrescentando que a embarcação de pesca de espadarte tem 28 metros de cumprimento.

Nas buscas para encontrar a embarcação que lançou o alerta às 23:50 de quarta-feira (hora de Lisboa), quando navegava a cerca de 570 quilómetros de Peniche, estão envolvidos dois navios e uma aeronave da Força Aérea Portuguesa.

O porta-voz da Marinha explicou, anteriormente, que a autoridade marítima recebeu um alerta e que as ligações posteriores para entrar em contacto com a embarcação em causa ocorreram "sem sucesso".

Num comunicado, a Marinha refere que "está a coordenar as buscas por uma embarcação de pesca que está incontactável desde as 23:50" de quarta-feira, acrescentando que "se estima que tenha a bordo entre sete e nove tripulantes".

O alerta foi recebido no Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada, através da boia transmissora do sinal de emergência da embarcação, que "indicou uma posição a cerca de 310 milhas náuticas (574 quilómetros) a oeste de Peniche".

Os Centros de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa e de Ponta Delgada "tentaram estabelecer contacto telefónico, contacto via rádio e através de outros navios na área com a embarcação, mas sem sucesso até ao momento", não tendo sido localizados "quaisquer objetos pertencentes à mesma".

A nota da Marinha indica que estão empenhados nas buscas os navios "Viana do Castelo" e "António Enes", e uma aeronave C-295 da Força Aérea Portuguesa. Foi também solicitado à navegação na área que participasse nas buscas.

JGS/FYC (JYAM) // MCL

Lusa/Fim

+ notícias: País

Jovem associado a ataques no Brasil fica em prisão preventiva

O jovem de 17 anos detido na quinta-feira no Norte do país por suspeita de homicídio qualificado e incitamento ao ódio e à violência, conduta que resultou num ataque com arma numa escola do Brasil, ficou em previsão preventiva por ordem de uma juíza de instrução criminal, avançou a CNN.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.