Câmara de Valongo paga Baile de Finalistas a todos os alunos do 12.º ano do concelho

| Norte
Porto Canal com Lusa

Valongo, Porto, 16 abr 2019 (Lusa) - A Câmara de Valongo assumiu a organização do Baile de Finalistas do 12.º ano, possibilitando, assim, a participação de todos os alunos, pois parte deles tem problemas económicos, disse hoje à Lusa o vereador Orlando Rodrigues.

Segundo o vereador do pelouro da Educação, existem três escolas secundárias no concelho que, anualmente, fazem a festa de finalistas, tendo a autarquia verificado "que nem todos os alunos podiam participar devido aos custos, que rondavam os 30 euros por cabeça".

"A autarquia levou então, impulsionada pela Divisão da Juventude, ao Conselho Municipal da Juventude, que é constituído por jovens, a ideia de passar a organizar o evento, proposta que foi considerada muito interessante e daí termos avançado em 2018 e dado continuidade este ano", explicou o autarca.

Aproveitando um "momento marcante" da vida dos jovens, a câmara pensou "em juntar todos os alunos do concelho, do ensino público, privado e profissional", ou seja, "fazendo com que esta atividade seja, também, inclusiva".

"Pretendemos também com a atividade reconhecer o sucesso educativo dos jovens que concluíram o ensino obrigatório", disse Orlando Rodrigues, de uma iniciativa que "agradou a alunos e pais".

O próximo baile de finalistas será no dia 31 de maio, numa quinta, na freguesia de Campo, em Valongo, estimando uma presença no evento de "entre os 300 e 400 alunos".

Em 2018, disse o vereador, participaram "cerca de 400 alunos" no primeiro evento organizado pela câmara, que "investiu cerca de 4 mil euros".

No evento, sublinhou o autarca, "não é permitido o consumo de álcool" e, ao mesmo tempo, "é uma festa segura, pois é vigiada por pessoas da câmara".

O período de inscrições já decorre.

JYFO // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

UNIR reforça rede em Gondomar com três novas linhas

Gondomar vai ter, a partir de 2 de maio, todas as linhas da rede UNIR previstas em funcionamento. Vai ser o primeiro concelho da Área Metropolitana do Porto nessa situação, com a entrada em circulação das linhas 8033, 8034 e 8040, escreve esta sexta-feira o Jornal de Notícias.

Criança atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de oito anos foi atropelada ao final da tarde desta quinta-feira em Portela, Vila Nova de Famalicão.