Mais de 1.500 seniores de Viseu esperados em programa que custa 65 mil euros

| País
Porto Canal / Agências

Viseu, 19 fev (Lusa) -- A Câmara de Viseu espera que este ano mais de 1.500 pessoas participem na Atividade Sénior, cujo programa foi hoje apresentado e que terá um custo de 65 mil euros.

A Atividade Sénior, que vai na sua oitava edição e se destina a pessoas com mais de 55 anos, conta este ano com "maior cobertura geográfica, maior diversidade de oferta e um calendário de atividades mais alargado", explicou o presidente da autarquia, Almeida Henriques.

"O projeto terá um custo global de 65 mil euros, dos quais 40 mil serão suportados diretamente pelo município e os demais pelo encaixe realizado com as inscrições", explicou, garantindo que aqueles que não possam pagar o custo da inscrição não ficarão de fora.

Segundo Almeida Henriques, "serão dez meses de atividade em contínuo, pelo menos 155 aulas por semana (em 37 semanas) e mais de 5.700 horas de aulas no total".

Neste momento, já estão formados 77 grupos de seniores (mais 12 do que no ano passado) e estão envolvidos 46 promotores locais do movimento associativo (mais nove do que em 2013), acrescentou.

Uma das novidades é que as inscrições para o programa, que começa este mês e acaba em dezembro, estarão abertas durante todo o ano.

O autarca disse ainda que este programa vai chegar a pelo menos 22 das 25 freguesias do concelho (no ano passado seis não ficaram cobertas), frisando que só ficará satisfeito quando todas participarem.

Com este projeto, a autarquia pretende que Viseu seja "a melhor cidade para viver para todos", incluindo os seniores.

Almeida Henriques frisou que "a atividade física regular é uma condição essencial a essa qualidade ao longo da vida" e, por isso, o projeto Atividade Sénior "é muito baseado na utilização das piscinas através da hidroginástica e sobretudo em aulas de ginástica realizadas nas diferentes instituições, com grande envolvimento das Juntas de Freguesia e das associações".

O programa tem também uma componente de convívio, incluindo momentos como um passeio a Fátima, um arraial beirão e uma festa das vindimas. A vertente cultural inclui visitas aos vários museus da rede municipal e a participação na vida cultural do concelho, acrescentou.

AMF // SSS

Lusa/fim

+ notícias: País

Jovem associado a ataques no Brasil fica em prisão preventiva

O jovem de 17 anos detido na quinta-feira no Norte do país por suspeita de homicídio qualificado e incitamento ao ódio e à violência, conduta que resultou num ataque com arma numa escola do Brasil, ficou em previsão preventiva por ordem de uma juíza de instrução criminal, avançou a CNN.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.