Diretores de hotéis contra aplicação de taxa turística em Évora

| País
Porto Canal com Lusa

Évora, 11 abr 2019 (Lusa) - A Associação de Diretores de Hotéis de Portugal (ADHP) manifestou-se hoje contra a aplicação de uma taxa turística sobre as dormidas no concelho de Évora, considerando que a medida "não tem vantagens".

"Temos uma posição contra" a introdução da taxa turística no concelho, porque "não se encontram vantagens, por várias razões", afirmou hoje delegado regional do Alentejo da ADHP, Miguel Breyner.

O também diretor de um hotel de Évora falava à agência Lusa na sequência da primeira reunião de auscultação de empresários e associações sobre a eventual criação da taxa turística no concelho, que decorreu esta semana, promovida pelo município.

Miguel Breyner alertou que a entrada em vigor da taxa, nesta altura, pode ser "uma decisão errada e em contraciclo com a procura", referindo que existem atualmente "sinais de abrandamento da procura turística".

Évora "ainda não é um destino turístico consolidado, como Lisboa e Porto", tem "pouca maturidade" e encontra-se "numa fase de desenvolvimento e a caminhar" para atingir esse patamar, observou.

O dirigente da ADHP adiantou que "a taxa de ocupação de Évora ronda os 53%" e que os preços médios de alojamento e por quarto disponível (RevPar) "são muito inferiores a outros destinos", considerando que a cidade está "muito longe da chamada pressão turística que se fala muito".

O tipo de turista de Évora "também é diferente", uma vez que a cidade "recebe inúmeros excursionistas, que não pernoitam cá e que apenas a visitam, se calhar, com visitas de meio dia e também causam alguma pressão", assinalou.

Quanto aos que pernoitam, Miguel Breyner notou que estes pagam indiretamente "taxas muito significativas, como as de saneamento e esgotos, recolha de lixo, Imposto sobre Valor Acrescentado (IVA) e imposto municipal sobre imóveis (IMI)".

"Um dos mais importantes segmentos do mercado turístico em Évora é o de grupo, que é muito sensível ao preço. Se aplicarmos esta taxa turística, a tendência será os operadores mudarem os grupos para outras regiões que não tenham esta taxa, inclusivamente para os nossos vizinhos de Badajoz", avisou.

O responsável da ADHP indicou que as unidades de Évora lutam para que a estada média dos turistas chegue às duas noites e defendeu que, com a aplicação da taxa turística, "a tendência será de diminuição".

"Com esta medida, vamos perder competitividade e desviar fluxos turísticos para outras zonas do país", previu Miguel Breyner, destacando ainda a "forte sazonalidade" e a necessidade de "trabalhar, cada vez mais, o segmento de eventos e congressos".

Segundo a câmara municipal, a taxa turística sobre as dormidas está a ser estudada, mas "ainda nada foi deliberado" e "haverá outros momentos de discussão" sobre o tema.

SYM // MLM

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.