Mais dois recordes absolutos nos campeonatos nacionais de natação

| Desporto
Porto Canal com Lusa

Coimbra, 05 abr (Lusa) - Os nadadores Rafaela Azevedo (júnior) e Miguel Nascimento (sénior) alcançaram hoje recordes absolutos na segunda sessão do segundo dia dos campeonatos nacionais de natação em juvenis, juniores e absolutos, que decorrem em Coimbra.

Depois de na quinta-feira ter batido o recorde nacional absoluto na prova de 50 metros costas (juniores), Rafaela Azevedo alcançou hoje o recorde nacional absoluto nos 100 metros costas, com o tempo de 1.01,97 minutos.

"Já queria tentar uma final no Europeu, mas agora que melhorei o meu tempo em mais um segundo é muito bom indicador que posso chegar ao Europeu e fazer algo que nunca esperei", disse a nadadora do Algés, de 17 anos.

O último recorde absoluto pertencia a Camila Rodrigues Rebelo, do Louzan Natação/Efapel, e tinha sido alcançado hoje na primeira sessão da segunda jornada dos campeonatos nacionais, com o tempo de 1.03,31.

"Eu queria não só fazer mínimos para o mundial como fazer melhor do que a Camila [Rebelo]", referiu Rafaela Azevedo, salientando que se "continuar a gostar de nadar, acho que vai ser possível" atingir patamares mais altos.

Além do recorde nacional absoluto, a nadadora do Algés alcançou os mínimos para a participação nos campeonatos da Europa e do Mundo de juniores.

O nadador Miguel Nascimento, do Benfica, fez recorde nacional absoluto na prova dos 50 metros livres, com o tempo de 22,7 segundos, tirando 19 centésimos ao anterior recorde, que pertencia a Alexandre Escudier Agostinho desde 2009.

"Era uma prova muito íntima para mim, pois cresci a nadá-la e hoje consegui bater o recorde de um amigo e de um ídolo, o que significou muito para mim", salientou o nadador, de 24 anos, que conseguiu também os mínimos para participar nos Campeonatos do Mundo.

O nadador acrescentou: "Quero tentar bater o meu recorde pessoal nos 200 metros livres e desfrutar, já que não tenho de fazer mínimos e, futuramente, continuar a trabalhar para melhorar em todas as provas em que quero apostar."

AMV // VR

Lusa/fim

+ notícias: Desporto

Sérgio Conceição: "Preparámos bem o jogo e vamos encará-lo da melhor forma para ganhar"

A 32.ª e antepenúltima jornada da Liga vai levar o FC Porto até ao Estádio Municipal Eng.º Manuel Branco Teixeira, onde defronta o Chaves (sábado, 20h30, Sport TV). Frente a uma equipa que ainda lute pela manutenção e que “tem mudado ao longo da época”, Sérgio Conceição antevê “um jogo difícil”, sem esquecer as “lesões e castigos” que condicionam a preparação do mesmo. À entrada para esta ronda, o FC Porto é terceiro classificado, com 63 pontos, enquanto o Chaves segue na 17.ª posição, com 23.

Jorge Nuno Pinto da Costa. Dez retratos de um legado único 

Jorge Nuno Pinto da Costa conquistou 68 títulos no futebol desde 1982.

FC Porto: Reta final da preparação para a deslocação a Chaves

O FC Porto voltou a trabalhar nesta sexta-feira no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, onde concluiu a preparação para o jogo com o Chaves (sábado, 20h30, Sport TV), no Estádio Municipal Eng.º Manuel Branco Teixeira, a contar para a 32.ª jornada do campeonato.