Autarcas de Basto exigem conclusão de estrada prometida há 30 anos

| Norte
Porto Canal / Agências

Mondim de Basto, 18 fev (Lusa) -- As câmaras de Cabeceiras, Celorico e Mondim de Basto exigiram hoje a conclusão de 9,7 quilómetros da variante do Tâmega, ligação de "vital importância" e que foi prometida após o encerramento da linha férrea há 30 anos.

Precisamente devido ao impasse em que se encontra esta estrada, as autarquias solicitaram uma audiência com caráter de urgência ao ministro-adjunto e do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro.

"Os fundos de coesão do próximo Quadro Comunitário de Apoio são a última oportunidade para financiar estas ligações, indispensáveis para o desenvolvimento desta região", afirmou à agência Lusa o presidente da Câmara de Mondim de Basto, Humberto Cerqueira.

O autarca referiu que a negociação sobre os próximos fundos comunitários ainda está em curso entre o Estado português e a União Europeia e que, apesar das infraestruturas rodoviária já não serem consideradas prioritárias, haverá disponibilidade para "financiar algumas situações que foram ficando para trás e são importantes para algumas regiões".

"E nós temos mesmo necessidade de fazer esta ligação que é absolutamente fundamental", afirmou.

Em causa, segundo explicou, está a conclusão de 9,7 quilómetros da variante do Tâmega, entre Celorico de Basto e o Arco de Baúlhe. Esta estrada já liga, desde 2002, Amarante a Celorico de Basto numa extensão de 17 quilómetros.

O autarca alertou para a "falta de cumprimento" do protocolo celebrado em 1984, entre o município de Celorico de Basto e o então denominado Ministério do Equipamento Social, onde ficou estabelecido que, como contrapartida pelo encerramento da via-férrea do Tâmega, aquele ministério assumia a construção de uma Variante à Estrada Nacional (EN) 210.

Encontra-se também por executar, de acordo com o presidente, a ligação a Mondim de Basto, que corresponde a cerca de três quilómetros, e cuja principal obra passa pela construção de uma ponte sobre o rio Tâmega com 350 metros de extensão.

Em julho de 2010, foi assinado um protocolo entre a EDP, a Estradas de Portugal e o município de Mondim de Basto, que assegurava a concretização desta obra, no âmbito da construção do Aproveitamento Hidroelétrico de Fridão.

"Só que, neste momento, face ao impasse em que se encontra esta barragem, nós não sabemos se é possível construir esta ligação com base nesse protocolo. Portanto o que nós queremos é o que o Governo atenda à nossa preocupação", frisou.

Dos três concelhos, Mondim de Basto é, segundo Humberto Cerqueira, aquele que "está pior servido em termos de acessibilidades", pelo que, estas vias permitiriam a "ligação direta" do concelho a um itinerário principal.

"Nós estamos aqui completamente encravados e sem esta acessibilidade não é possível desenvolver o concelho", sublinhou.

A conclusão da denominada variante do Tâmega permitirá a ligação entre dois "eixos rodoviários fundamentais" no norte do país, o Itinerário Principal 4 (IP4) e a Autoestrada 7 (A7).

PLI // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Combustíveis ficam mais baratos. Saiba onde pode abastecer mais barato no Grande Porto

Esta segunda-feira, os automobilistas contam com boas notícias nas visitas aos postos de combustível. O preço médio tanto do gasóleo como da gasolina vai baixar esta semana.

Tribunal de Guimarães condena ex-autarca de Vizela Dinis Costa

O Tribunal de Guimarães condenou esta segunda-feira o ex-presidente da Câmara de Vizela Dinis Costa à pena suspensa de quatro anos e cinco meses por usar o cartão de crédito do município em proveito próprio, em refeições e alojamentos.

IMI das barragens. Movimento de Miranda exorta novo Governo a liquidar os impostos

O Movimento da Terra Miranda exortou esta segunda-feira o Governo a liquidar os impostos devidos pelo negócio das barragens, alertando para o perigo de caducidade do IMI de 2020 e de 100 milhões de euros de Imposto de Selo.