Quase seis horas depois incêndio em Proença-a-Nova continua ativo

Quase seis horas depois incêndio em Proença-a-Nova continua ativo
| País
Porto Canal com Lusa

O número de operacionais a combater este domingo o incêndio em mato e pinhal no concelho de Proença-a-Nova, distrito de Castelo Branco, aumentou para 231, apoiados por cinco meios aéreos, segundo a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC).

O fogo lavra na freguesia de Montes da Senhora desde as 10h57, sem, no entanto, ameaçar habitações e a população, adiantou à Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Castelo Branco.

Segundo a mesma fonte, o incêndio tem uma frente ativa e 75% do perímetro do fogo está controlado.

No terreno estão 231 operacionais apoiados por 69 viaturas e cinco meios aéreos, tendo já sido acionados grupos de reforço de Santarém e Leiria.

Segundo a página da internet da ANPC, a estrada municipal 545 está encerrada ao trânsito.

A ANPC registava, às 16:15, 24 incêndios rurais, que mobilizavam 484 operacionais, 140 viaturas e sete meios aéreos.

Dos 24 fogos, seis estavam ativos e os restantes em resolução e conclusão.

Na sexta-feira, a ANPC alertou para o perigo de incêndio rural, entre sábado e terça-feira, devido à subida da temperatura.

Segundo a Proteção Civil, o risco de incêndio, com níveis "elevado" a "muito elevado", ocorre em especial na região de Lisboa e Vale do Tejo, distritos de Viseu, Aveiro, Guarda, Braga, Vila Real e Bragança.

Face a este cenário, a ANPC refere que "a queima de matos cortados e amontoados e qualquer tipo de sobrantes de exploração, está sujeita a autorização da autarquia local, devendo esta definir o acompanhamento necessário para a sua concretização, tendo em conta o risco do período e zona em causa".

+ notícias: País

Montenegro quer português como língua oficial da ONU até 2030

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, quer que os países parceiros na CPLP alinhem posições para que o português seja reconhecido como língua oficial das Nações Unidas até 2030, considerando que "seria um justo reconhecimento".

Sindicato dos Profissionais de Polícia repudia comunicado do MAI sobre remunerações

O Sindicato dos Profissionais de Polícia (SPP/PSP) reiterou que não aceitará qualquer tentativa de induzir os cidadãos em erro, nem de discriminação dos polícias, numa reação ao comunicado emitido no sábado pelo Ministério da Administração Interna (MAI).

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".