Portugal-Ucrânia: Ronaldo de regresso num 'onze' sem grandes surpresas

| Desporto
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 22 mar (Lusa) - Cristiano Ronaldo vai liderar hoje o ataque Portugal frente à Ucrânia, no arranque da fase de qualificação para o Euro2020 de futebol, num 'onze' inicial em que voltará a ter a companhia de André Silva na frente.

No Estádio da Luz, em Lisboa, como era mais que esperado, Ronaldo vai voltar a vestir a camisola da seleção nacional, após nove meses de ausência, com o selecionador Fernando Santos a apresentar uma equipa inicial sem grandes surpresas.

Na defesa, à frente do guarda-redes Rui Patrício, que também regressa, João Cancelo e Raphael Guerreiro vão ser os laterais e na zona central estarão Pepe e Rúben Dias, este último tendo vencido a corrida a José Fonte.

O jogador do Benfica foi alvo de algumas críticas nas mais recentes exibições que realizou pelos 'encarnados', enquanto José Fonte, campeão europeu, tem estado a fazer uma boa temporada no Lille e poderia 'roubar' o lugar a Dias.

No meio-campo estarão Rúben Neves, William Carvalho, João Moutinho e Bernardo Silva, enquanto Cristiano Ronaldo e André Silva voltam a reeditar a dupla de avançados, uma parceria que deu 'frutos', sobretudo no último apuramento para o Mundial2018.

Em relação ao último encontro que Portugal realizou, em 20 de novembro do ano passado, em Guimarães, perante a Polónia (1-1), Fernando Santos efetuou um total de cinco alterações, com Beto, Danilo e Rafa Silva a serem relegados para o banco de suplentes, enquanto Kevin Rodrigues e Renato Sanches nem foram convocados.

Fora da ficha de jogo ficou Gonçalo Guedes, que falhou os dois últimos treinos da seleção nacional devido a gripe. Isto significa que João Félix, Diogo Jota e Dyego Sousa vão estar sentados no banco de suplentes e podem hoje estrear-se com a camisola de Portugal.

O Portugal-Ucrânia tem início agendado para as 19:45 e terá arbitragem do francês Clément Turpin.

A seleção nacional vai disputar o grupo B de apuramento, que inclui ainda Sérvia, adversário na próxima segunda-feira, igualmente na Luz, Lituânia e Luxemburgo.

LG/AYCO/CYP // VR

Lusa/fim

+ notícias: Desporto

De António Nicolau de Almeida a André Villas-Boas. 130 anos de história dos presidentes do FC Porto

Ao ser eleito presidente do FC Porto, André Villas-Boas tornou-se o sucessor de 31 homens que, desde 1893, transformaram uma sociedade de amigos ricos que se juntavam para praticar futebol numa potência desportiva internacional. Foram muitos os que deram contributos decisivos para o avanço do clube, mas nenhum se distingue mais do que Jorge Nuno Pinto da Costa, o líder mais longevo e titulado da história do desporto mundial.

FC Porto (Sub-15): Oito dragões chamados à seleção nacional

O FC Porto tem oito representantes na convocatória da seleção lusa de sub-15 para o 6º Torneio Internacional Vlatko Markovic, que vai decorrer na Croácia de 12 a 20 de maio.

Pinto da Costa: "Vocês são um exemplo para todos" 

Jorge Nuno Pinto da Costa recebeu, ao final da tarde desta segunda-feira, no Museu FC Porto, o troféu do campeonato nacional de goalball. A equipa da modalidade, que já havia vencido a Supertaça no início da temporada, conquistou a principal prova nacional sem qualquer derrota. Fábio Oliveira, capitão e autor de 72 golos, foi eleito o melhor marcador da competição e recebeu o prémio de jogador mais valioso.