Mais de 850 crianças participam na 3ª edição das Olimpíadas de Educação Financeira

| País
Porto Canal com Lusa

Porto, 20 mar (Lusa) - A 3.ª edição das Olimpíadas de Educação Financeira decorre na terça-feira, no Porto, e vai abranger mais de 850 crianças do 1.º e 2.º ciclo do Ensino Básico de 34 concelhos do norte do país, foi hoje anunciado.

A edição deste ano das Olimpíadas de Educação Financeira (OEF), iniciativa integrada no projeto "No Poupar Está o Ganho", iniciado em 2010 pela Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, vai juntar alunos do norte do país num 'quizz' sobre questões de educação financeira.

A iniciativa, que tem lugar na Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, sediada na Avenida da Boavista, no Porto, realiza-se na terça-feira, dia 26 de março, e das 10:00 às 18:00 promete colocar as crianças a "lutar pelas medalhas de mérito".

Segundo a associação, o projeto "No Poupar Está o Ganho" que tem como objetivo combater o "défice de literacia financeira" e transmitir às crianças e jovens conhecimentos e competências que lhes permitam a tomada de decisões financeiras, já abrangeu mais de 24 mil alunos de 34 municípios da Área Metropolitana do Porto e de Comunidades Intermunicipais do Norte de Portugal.

No comunicado, a fundação adianta que o projeto, que tem como parceiros a Universidade do Porto através da Faculdade de Economia (FEP), o Banco de Portugal e a DGEsTE - Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, foi, em dezembro de 2017, objeto de um "estudo de mediação de impactos sociais".

O estudo, que envolveu mais de três mil crianças e pais de 100 escolas da Área Metropolitana do Porto, frisou o "impacto positivo" do projeto e demonstrou que a metodologia implementada "promove a melhoria de competências transversais ao nível do raciocínio lógico das crianças e a capacidade de resolução de problemas", algo que, de acordo com a associação, contribui "para a melhoria dos resultados" em disciplinas como a matemática.

SPYC // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: País

Debate sobre ex-SCUT foi "festival de hipocrisia", denuncia Frente Cívica

A associação Frente Cívica denunciou esta sexta-feira o “festival de hipocrisia” no debate parlamentar sobre a eliminação de portagens nas ex-SCUT, considerando ter ofuscado a questão de fundo, mais premente, das rendas ruinosas pagas aos concessionários privados.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.