Primeiro-ministro expressa solidariedade e anuncia apoio a Moçambique

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 19 mar (Lusa) -- O primeiro-ministro, António Costa, expressou hoje solidariedade para com Moçambique, num "momento de grande dor", e disse que Portugal está a preparar o envio de apoio, entre a Defesa e a Administração Interna.

António Costa disse que os Ministérios da Defesa Nacional e da Administração Interna estão reunidos hoje à tarde para "articular as capacidades de Proteção Civil e das Forças Armadas para dar todo o apoio ao povo irmão de Moçambique neste momento de grande dor".

O secretário de Estado das Comunidades Portuguesas viajará hoje para Moçambique, disse.

"Temos de expressar toda a solidariedade, independentemente das organizações internacionais, toda a solidariedade bilateral para com um país irmão", disse António Costa, em resposta a um pedido de esclarecimento da presidente do CDS-PP, Assunção Cristas, durante o debate quinzenal, no parlamento, em Lisboa.

Antes de entrar no tema que levou ao debate, a saúde, Assunção Cristas referiu-se à situação em Moçambique, pedido o empenho do primeiro-ministro junto das organizações internacionais perante a "tragédia humana que mostra o impacto do clima".

A passagem do ciclone Idai em Moçambique, Maláui e Zimbabué provocou pelo menos 222 mortos, segundo balanços provisórios divulgados pelos respetivos governos na segunda-feira.

Mais de 1,5 milhões de pessoas foram afetadas pela tempestade Idai, com fortes chuvas e ventos de até 170 quilómetros por hora, atingiu a Beira (centro de Moçambique) na quinta-feira à noite, deixando os cerca de 500 mil residentes na quarta maior cidade do país sem energia e linhas de comunicação.

Estimativas iniciais do Governo de Maputo apontam para 600 mil pessoas afetadas, incluindo 260 mil crianças.

SF // VAM

Lusa/fim

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

Governo responde a Marcelo. "Não está em causa nenhum processo" para reparação do passado colonial

O Governo afirmou este sábado que “não esteve e não está em causa nenhum processo ou programa de ações específicas com o propósito” de reparação pelo passado colonial português e defendeu que se pautará “pela mesma linha” de executivos anteriores.