Vítimas de queda de aeronave em Bragança são jovem piloto da TAP e empresário

| País
Porto Canal com Lusa

Bragança, 16 mar (Lusa) -- As duas vítimas mortais do acidente com uma aeronave hoje em Bragança são um piloto da TAP de 26 anos e um empresário de 60, ambos daquela cidade e membros do Aeroclube de Bragança.

Os dados sobre as vítimas foram dados à agência Lusa por fonte da direção do Aeroclube de Bragança.

A aeronave que caiu ao final da tarde de hoje na zona de Aveleda e Rio de Onor, num local muito próximo do Aeródromo de Bragança, tinha sido usada pouco tempo antes por um outro membro daquele aeroclube, o piloto Telmo Garcia.

O piloto referiu, em declarações à Lusa, que o voo que fez correu bem e que não detetou "nenhum problema" na aeronave ultraligeira de dois lugares.

Telmo Garcia contou à Lusa que tinha aterrado o aparelho, "comprado recentemente, cerca das 17:00 no aeródromo de Bragança.

Para aquele piloto, "tudo aponta para que tenha sido falha estrutural do aparelho", visto que "uma asa está a cerca de 150 metros dos outros destroços".

Segundo fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Bragança, em declarações à Lusa, o alerta para uma "explosão e queda de aeronave ligeira" foi dado às 17:54.

Uma testemunha, Flávio Alves, habitante da aldeia de Varge, situada junto ao local da queda, relatou ter visto o avião "a passar várias vezes" e que, no momento do acidente, ouviu "uma explosão" e viu "peças a cair".

De acordo com fonte aeronáutica, as duas vítimas mortais "tinham 'brevet' de piloto".

No local estavam, cerca das 18:30, segundo o CDOS, 15 bombeiros apoiados por seis viaturas.

O Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e de Acidentes Ferroviários (GPIAFF), disse à Lusa fonte daquele organismo, já tomou conhecimento do acidente e vai enviar uma equipa para o local para iniciar uma investigação.

HFI/JRS (JGS) // HB

Lusa/fim

+ notícias: País

Quatro em cada cinco encarregados de educação insatisfeitos com manuais digitais

Mais de quatro em cada cinco encarregados de educação que responderam a um inquérito sobre o projeto-piloto do Ministério da Educação para introduzir manuais digitais nas escolas estão insatisfeitos e defendem o fim do programa.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.