Deputados do PSD exigem "prioridade política" para obras no litoral de Esposende
Porto Canal / Agências
Esposende, 17 fev (Lusa) - Os deputados do PSD eleitos pelo círculo de Braga garantiram hoje que vão exigir ao Governo que dê "prioridade política" a uma intervenção "profunda" no litoral de Esposende, para proteger pessoas e bens do avanço do mar.
"A intervenção de fundo que os técnicos venham a definir tem de ter uma prioridade política e é essa prioridade política que os deputados do PSD eleitos por Braga irão exigir", disse Nuno Reis.
O deputado falava durante uma visita à praia de Ofir, em Esposende, onde teve oportunidade de se inteirar dos estragos feitos pelo mar no passeio situado mesmo em frente às três torres de apartamentos ali existentes.
"As imagens falam por si, é preocupante o que está a acontecer e o avanço que o mar está a ter", acentuou.
Acrescentou que os deputados do PSD eleitos por Braga têm já agendada para terça-feira uma audiência com o ministro do Ambiente, a quem exporão a situação daquela praia e de todo o litoral de Esposende.
O ministro Jorge Moreira da Silva anunciou em janeiro salientou que o Governo está a lançar várias obras de contingência, ao longo da costa portuguesa, representando um investimento de 300 milhões de euros, a executar este ano e no próximo no litoral.
"Queremos perceber que parte dessa verba será destinada ao litoral de Esposende", referiu Nuno Reis.
O presidente da Câmara de Esposende, Benjamim Pereira, defendeu que a solução na praia de Ofir, para salvaguardar as três torres, que têm um total de cerca de 200 apartamentos, passará "sempre por um enrocamento" e terá de ser "executada a breve curso".
Ressalvou que as intervenções têm de ser extensivas a todo o litoral do concelho, posto em causa pela erosão, lembrando que "há toda uma economia local que gira à volta do mar" e que fica em causa se as praias desaparecerem.
Enfatizou ainda a situação dos pescadores, que ficam muitas vezes impedidos de sair para a faina por falta de condições das barras.
"Há um novo quadro comunitário de apoio à porta e era importante que ele contivesse um programa temático para o litoral", defendeu.
VCP // MSP
Lusa/fim