PS quer ausência do consentimento dentro do crime de violação e coação sexual

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 07 mar (Lusa) - A deputada socialista Isabel Moreira anunciou hoje a apresentação de um projeto que faz da ausência do consentimento um elemento tipo do crime de violação e coação sexual e advertiu o Governo para a inconstitucionalidade dos tribunais especiais.

Isabel Moreira, constitucionalista, falava no debate quinzenal, na Assembleia da República, no período em que a bancada do PS interpelou o primeiro-ministro, António Costa.

Na sua intervenção, a deputada do PS anunciou que a bancada socialista, na sexta-feira, apresentará um projeto de lei, no qual se faz da ausência de consentimento um elemento tipo do crime de violação e de coação sexual, "sendo a violência uma circunstância agravante".

Ainda segundo Isabel Moreira, o projeto do PS permitirá "a aplicação de medidas de proibição e imposição de condutas não só ao crime de perseguição, mas também aos crimes de ameaça e coação".

PMF // LIL

Lusa/fim

+ notícias: Política

Retoma do mandato da deputada do BE eleita pelo Porto aprovada por unanimidade

A Comissão de Transparência aprovou esta terça-feira, por unanimidade, a retoma de mandato da dirigente e deputada do Bloco de Esquerda Marisa Matias, que tinha suspendido temporariamente as suas funções no parlamento devido a uma intervenção cirúrgica.

Pedro Nuno dá “apoio inequívoco” do PS à decisão do Governo sobre novo aeroporto de Lisboa

O secretário-geral do PS manifestou esta terça-feira o “apoio inequívoco” à decisão do Governo de seguir a recomendação da Comissão Técnica Independente (CTI) sobre a localização do novo aeroporto em Alcochete, tema sobre o qual diz ter havido articulação.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.