Madeira Film Festival quer realizadores portugueses a fazerem "curtas"

| País
Porto Canal / Agências

Funchal, 15 fev (Lusa) - A organização do Madeira Film festival (MFF) pretende que os realizadores portugueses possam participar na terceira edição com curtas-metragens sobre a natureza, aliciando os cineastas com a internacionalização dos seus projetos nos Estados Unidos.

A responsável da Associação Cultural e Educacional Creative Madeira, Elsa Gouveia, explicou à Lusa que serão selecionadas "dez curtas-metragens durante o festival e serão exibidas na digressão internacional, 'Madeira Film Festival on the Road'", explicou.

A ligação surge "fruto da ligação forte que o festival desenvolveu, desde a primeira edição, com os Estados Unidos, através da presença de filmes e realizadores americanos e com o apoio da embaixada americana em Portugal", através do embaixador, Allan J. Katz, "um dos convidados de honra da primeira edição", afirmou.

Para o efeito, as curtas-metragens têm de ter uma duração máxima de 25 minutos e de ser submetidas a seleção até 14 de abril, pelo endereço eletrónico "info@madeirafilmfestival.com", diz a organização.

O MFF vai decorrer entre os dias 21 e 27 de abril, no Funchal, e Elsa Gouveia acredita que, com a oportunidade de internacionalização do festival, sobretudo nos Estados Unidos, conseguirá "divulgar o talento, os realizadores portugueses e, ao mesmo tempo, o material relacionado com a natureza", o tema central do evento.

Na digressão, está agendada, para setembro, em Los Angeles, "uma passagem pela California Institute of Arts [CalArts], considerada uma das dez melhores escolas de cinema do mundo pela revista norte-americana Hollywood Reporter, em 2011 e 2012", realçou a responsável.

De acordo com a organização, ainda em data por determinar, está também a possibilidade de exibição das "curtas" "na Georgetown University, em Washington, e durante as comemorações do centenário na cidade de New Bedford, em agosto".

Também este ano, o MFF integra um novo projeto direcionado aos estudantes de três escolas da região e que visa a realização de curtas-metragens (com documentários ou de ficção experimental) sobre as características do Oceano da região.

"Este projeto, apoiado pela Embaixada Americana em Lisboa, contará com a colaboração da Estação de Biologia Marinha do Funchal e de dois realizadores da CalArts, Chris Peters e Theron Patterson", afirmou.

O MFF tem como missão "alertar e criar consciência mundial para a preservação da natureza, promovendo a floresta Laurissilva, património cultural da UNESCO".

Tal como nos anos anteriores, o festival incluirá filmes, concertos musicais, painéis e "workshops", um projeto educativo e um programa social, assim como uma vertente solidária, visto que apoia a Fundação do Gil.

JYCA // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

Montenegro quer português como língua oficial da ONU até 2030

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, quer que os países parceiros na CPLP alinhem posições para que o português seja reconhecido como língua oficial das Nações Unidas até 2030, considerando que "seria um justo reconhecimento".

Sindicato dos Profissionais de Polícia repudia comunicado do MAI sobre remunerações

O Sindicato dos Profissionais de Polícia (SPP/PSP) reiterou que não aceitará qualquer tentativa de induzir os cidadãos em erro, nem de discriminação dos polícias, numa reação ao comunicado emitido no sábado pelo Ministério da Administração Interna (MAI).

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".