Cinquenta textos sobre 50 mulheres alertam para a violência doméstica em seis países

| País
Porto Canal com Lusa

Alcobaça, Leiria, 21 fev (Lusa) -- Cinquenta textos sobre 50 mulheres são mote para uma performance a realizar a 08 de março, em três cidades de Portugal, assim como em localidades da Colômbia, Paraguai, Argentina, México, e em Londres, chamando a atenção para a violência doméstica.

"Mulheres nascida de um nome" é o título da encenação que, no dia 08, Dia Internacional da Mulher, em Alcobaça, tem por objetivo "chamar a atenção para as vítimas de violência doméstica" e "sensibilizar a comunidade para os direitos das mulheres e para a eliminação de todas as formas de discriminação", disse hoje à agência Lusa Diana Bernardes, encenadora do Teatro da Transformação.

A performance que ao longo do dia percorrerá a cidade partiu do convite do encenador argentino Claudio Hochman para interpretar os seus 50 textos sobre 50 mulheres.

"Cada nome representa uma mulher", explicou a encenadora, adiantando que "os textos vão aumentando o número de palavras".

"A primeira, Sofia, tem uma frase", a última "Maria, tem seis páginas" de uma história que representa não apenas a sua protagonista, mas "todas as Marias, a Maria que sofre, a Maria das Dores e tantas outras", acrescentou.

O projeto que em Alcobaça conta com a participação da comunidade local culminará com uma caminhada performativa entre o Rossio (praça defronte do Mosteiro de Alcobaça) e o tribunal, em que todos os que quiserem participar entoarão "Maria", ao longo do percurso decorado com frases.

Ao convite de Claudio Hochman responderam em Portugal, ainda, a cidade de Aveiro, a freguesia de Carnide (em Lisboa) e a localidade de Parede (Cascais), onde os textos serão dramatizados por companhias locais, serão base para performances de dança ou para instalações de áudio e vídeo.

O mesmo acontecerá na Colômbia, no Paraguai, na Argentina, no México e em Londres, onde, a convite do encenador, os textos servirão de base para espetáculos que assinalarão o Dia Internacional da Mulher, "dando voz às mulheres vítimas de violência e a uma realidade contra a qual o teatro pode ajudar a lutar", disse à Lusa Diana Bernardo.

DYA // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.