'Fake News': É necessário reagir à desinformação e "não dizer balelas às pessoas"

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 21 fev (Lusa) -- A chefe da Unidade do Porta-voz do Parlamento Europeu (PE), Marjory van den Broeke, sublinhou hoje a necessidade de debater e reagir à desinformação e defendeu que a instituição europeia não pode "dizer balelas às pessoas".

A responsável europeia, que falava durante a conferência "Combate às 'fake news' -- uma questão democrática", organizada pelas agências Lusa e Efe, em Lisboa, explicou que o PE trabalha "ativamente para desmascarar" informações falsas, "ainda que nem sempre façam sentido".

"Temos de ser credíveis, não podemos dizer balelas às pessoas. Só vamos reagir a coisas que estão incorretas e nunca vamos dizer balelas às pessoas. Pela simples razão de que, se o fizermos, elas não voltam [a confiar nas instituições europeias]", assegurou.

Marjory van den Broeke referiu também que o Parlamento Europeu não pode negligenciar as informações, apenas porque circulam na Internet: "Podemos ser muito cerebrais e dizer que estamos acima disso, mas não vai ajudar".

A chefe da Unidade do Porta-voz do Parlamento Europeu ilustrou também vários exemplos de 'fake news' sobre o PE -- expressão que tenta evitar, mas, "por vezes, é fácil usar os termos quando se fala com pessoas" que não são "académicos ou jornalistas".

Uma das mais recentes referia-se ao vulgarmente conhecido "Artigo 13.º", a proposta de Diretiva sobre o Direito de Autor no Mercado Único Digital: "Dizem que a União Europeia vai matar a Internet, os 'memes', não é bem verdade".

A responsável europeia acrescentou, ainda, que Bruxelas está a planear juntas as pessoas que se dedicam à verificação de factos que circulam pela 'web'.

"Temos uma conferência em setembro, porque vimos que muitos 'fact-checkers' trabalham isolados", sublinhou.

Além do debate, a Comissão Europeia está também a "criar um portal onde os 'fact-checkers' podem encontrar-se mais facilmente", porque não reagir à desinformação "torna difícil para as pessoas a tomada de decisões".

AFE // JLG

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.