Livro ilustrado "Atlas das viagens e dos exploradores" premiado em Itália

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 17 fev (Lusa) -- O livro ilustrado "Atlas das viagens e dos exploradores", de Isabel Minhós Martins e Bernardo P. Carvalho, foi eleito o melhor de não ficção pela Feira do Livro Infantil e Juvenil de Bolonha (Itália), foi hoje anunciado.

Anualmente aquela feira do livro, que decorre na primavera em Itália, atribui prémios e menções honrosas que reconhecem, em várias categorias, o trabalho de autores de todo o mundo na área do livro ilustrado para a infância e juventude.

Isabel Minhós Martins e Bernardo P. Carvalho são distinguidos na categoria "Não ficção" com um livro informativo editado em 2018 e que compila biografias de pessoas que, em vários séculos, exploraram o mundo e o deram a conhecer aos outros.

Com subtítulo "As viagens de monges, naturalistas e outros viajantes de todos os tempos e lugares", o livro recorda, desde a Grécia Antiga até ao século XIX, as aventuras de onze pessoas, umas mais conhecidas que outras, os percursos que fizeram e as razões que as levaram a viajar.

"O livro deu-nos imenso gozo a fazer. A nossa ideia era ter um atlas na nossa coleção", explicou Isabel Minhós Martins à agência Lusa, acrescentando que escolheu viajantes que tivessem tido preocupações com o conhecimento.

Segundo a autora, o livro tem já direitos vendidos para edição em Espanha, Brasil, China, Rússia, Polónia e Itália.

O livro começa 350 anos antes de Cristo, com Pytheas, geógrafo e matemático que saiu do Mediterrâneo e se aventurou até ao norte da Europa, e termina com Mary Henrietta Kingsley, uma das poucas mulheres exploradoras, que viajou sozinha até à África Ocidental no século XIX.

Esta obra informativa também inclui nomes conhecidos, como o navegador português Bartolomeu Dias, o naturalista Charles Darwin, Marco Polo e Alexander von Humboldt, mas também Ibn Battuta, que esteve quase 30 anos em viagem, e Jeanne Baret, a francesa que se disfarçou de homem para se juntar à primeira viagem de circum-navegação ao serviço da Europa.

"A partir do momento em que saímos do nosso mundo e respetivos lugares, é como se soubéssemos melhor quem somos, como se o que é diferente - os outros, sejam eles pessoas ou lugares - nos ajudasse a perceber melhor a nossa identidade e nos desse pistas importantes para continuarmos a nossa construção. Sempre incompleta, sempre a acontecer", escreveu Isabel Minhós Martins nas primeiras páginas deste atlas.

Isabel Minhós Martins é autora de mais de 30 livros, ilustrados por outros autores, quase todos editados pela Planeta Tangerina, da qual é uma das fundadoras.

A Planeta Tangerina, fundada também pelos autores Madalena Matoso, Bernardo P. Carvalho e Yara Kono -- todos eles Prémio Nacional de Ilustração - foi eleita em 2013, por aquela feira do livro, a melhor editora da Europa de literatura para a infância e juventude.

A Feira do Livro Infantil e Juvenil de Bolonha decorrerá de 01 a 04 de abril em Itália.

SS // JH

Lusa/fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.