Europeias: Ex-deputado José Gusmão número dois da lista do BE

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 16 fev (Lusa) -- o ex-deputado do BE José Gusmão é o número dois da lista do partido às eleições europeias, encabeçada pela eurodeputada Marisa Matias, foi hoje aprovado pela Mesa Nacional dos bloquistas.

O BE já tinha apresentado Marisa Matias como cabeça de lista às eleições de 26 de maio, e hoje o partido indicou que o antigo deputado bloquista José Gusmão será o número dois da lista.

Além de José Gusmão, a lista inclui ainda Sérgio Aires, anterior presidente da Rede Europeia Anti-Pobreza, Anabela Rodrigues, um "dos principais rostos da luta antirracismo", Alexandre Abreu, antigo assessor do ministério das Finanças de Timor Leste, e Ana Rute Marcelino, da concelhia do BE em Vila Nova de Famalicão.

Os nomes foram dados a conhecer pela eurodeputada Marisa Matias, numa conferência de imprensa que decorreu em Lisboa, no final da reunião da Mesa Nacional.

De acordo com a cabeça-de-lista, os nomes foram aprovados através de voto secreto e mereceram o consenso dos membros da Mesa.

Aos jornalistas, Marisa Matias salientou que esta "é uma lista muita diversa, com pessoas de várias origens, de várias idades, com várias experiências", sendo também "uma lista muito rica do ponto de vista humano".

Também presente na conferência de imprensa, a coordenadora nacional do BE, Catarina Martins, também vincou que o Bloco apresenta uma lista "de pessoas com provas dadas" e "absolutamente paritária", constituída por 11 mulheres e 10 homens.

FYM // JPS

Lusa/Fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.