Europeias/PS "Está em jogo um confronto de vida ou de morte"- Pedro Silva Pereira

| Política
Porto Canal com Lusa

Vila Nova de Gaia, Porto, 16 fev (Lusa) -- O eurodeputado socialista Pedro Silva Pereira afirmou hoje que nas eleições europeias o que está em jogo é um "confronto de vida ou de morte", acusando o centro-direita de ser adversário de uma Europa mais solidária.

Para Silva Pereira, este é um "confronto dramático, entre o egoísmo e a solidariedade". O eurodeputado falava num debate durante a Convenção Europeia do PS, com a participação da ex-ministra Constança Urbano Sousa e a vereadora da Câmara Municipal do Porto Fernanda Rodrigues.

"Egoísmos há muitos, mas são sempre demais", disse o eurodeputado, que salientou o facto de o egoísmo assumir hoje na Europa "duas formas políticas distintas, mas ambas igualmente perigosas".

Segundo Pedro Silva Pereira, essas formas são, por um lado, "o nacionalismo populista eurocético, que procura vender a ilusão de que cada um por si talvez consiga melhores resultados (...) e uma outra que se apresenta como europeísta na retórica, que faz proclamações pró-europeias mas que depois, na prática, de cada vez que se discute a política e as reformas europeias e se pede mais solidariedade na Europa, o que faz é travar todos e cada um dos passos para mais solidariedade".

Para Pedro Silva Pereira, esta última forma política é o centro-direita, citando como exemplo as propostas feitas de reformas do euro e da partilha de riscos à escala europeia, cuja resposta "é sempre não", deixando "cada um à sua sorte e abandonados". "É o centro direita adversário de uma Europa mais solidária e que retome o impulso da convergência", acusou.

"Trata-se de uma dupla ofensiva do egoísmo, ambas destrutivas para o projeto europeu", destacou o eurodeputado.

LM // JPS

Lusa/Fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.