Sete barras fechadas no continente devido à agitação marítima

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 14 fev (Lusa) - Sete barras marítimas estão hoje fechadas à navegação e outras duas condicionadas devido à previsão de forte agitação marítima, de acordo com a informação disponível na página da Marinha Portuguesa na Internet.

Segundo a Marinha portuguesas, estão fechadas à navegação devido ao estado do mar as barras de Caminha, Vila Praia de Âncora, Esposende, Douro, Vila do Conde, Douro e São Matinho do Porto.

As barras de Aveiro e da Figueira da Foz estão fechadas a embarcações de comprimento inferior a 15 e 11 metros, respetivamente.

Por causa da agitação marítima, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Leiria, Coimbra, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro sob aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro.

O aviso laranja, que implica situação meteorológica de risco moderado a elevado, está em vigor desde as 03:00 de hoje até às 12:00 de domingo por causa da previsão de ondas de sudoeste, com 5 a 7 metros, passando gradualmente a ondas de noroeste.

Os distritos de Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda e Castelo Branco estão sob aviso amarelo, o segundo menos grave de uma escala de quatro, por causa do vento forte com rajadas que podem chegar aos 110 quilómetros/hora (entre as 03:00 e as 21:00 de hoje) e da neve (entre as 21:00 de hoje e as 18:00 de sábado).

Há também aviso amarelo para a previsão de chuva entre as 12:00 e as 21:00 de hoje para os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Viseu e Aveiro.

O IPMA colocou também a Madeira sob aviso amarelo devido ao vento forte, com rajadas da ordem dos 90 quilómetros/hora, entre as 06:00 e as 21:00 de sábado.

Os grupos Central (Graciosa, Terceira, São Jorge, Faial e Pico) e ocidental (Flores e Corvo) estivera, sob aviso vermelho por causa da agitação marítima e do vento forte até às 06:00 de hoje, mas a situação já foi ultrapassada, encontrando-se todo o arquipélago a verde (não se prevê nenhuma situação meteorológica de risco).

DD // ARA

Lusa/Fim

+ notícias: País

Provedoria de Justiça recebeu queixas sobre atuação de juntas de freguesia para com migrantes

A Provedoria de Justiça recebeu quatro queixas sobre a atuação de juntas de freguesia que têm “uma componente essencial” relacionada com os direitos dos migrantes, disse à Lusa fonte oficial do organismo.

Meteoro ilumina o céu na noite deste sábado

Um bólide, ou meteoro de grandes dimensões, foi visto nos céus portugueses e espanhóis no final da noite deste sábado, por volta das 23h50.

As imagens do meteoro que pintou o céu na noite deste sábado

Um bólide, ou meteoro de grandes dimensões, foi visto nos céus portugueses e espanhóis no final da noite deste sábado, por volta das 23h50.