Eurogrupo apoia por unanimidade irlandês Lane para Comissão Executiva do BCE

| Política
Porto Canal com Lusa

Bruxelas, 11 fev (Lusa) -- O Eurogrupo, reunido hoje em Bruxelas, apoiou por unanimidade a nomeação do governador do Banco Central da Irlanda, Philip Lane, para a Comissão Executiva do Banco Central Europeu (BCE), onde irá substituir o alemão Peter Praet.

"O Eurogrupo apoiou unanimemente Philip Lane, governador do Banco Central da Irlanda, para se tornar membro da comissão executiva do BCE. O Philip é uma excelente escolha", escreveu o presidente do fórum de ministros das Finanças da zona euro, Mário Centeno, na sua conta oficial na rede social Twitter.

Em comunicado, o Eurogrupo adianta que a recomendação ao Conselho Europeu -- constituído pelos chefes de Estado e de Governo da UE -- deverá ser formalmente adotada já na terça-feira, por ocasião do Conselho de ministros das Finanças da UE (Ecofin).

Após consultas com o Parlamento Europeu e o Conselho do BCE, o Conselho Europeu deverá oficializar, na próxima cimeira de líderes (22 e 23 de março), a nomeação de Lane, que então sucederá a Praet a partir de 01 de junho de 2019, para um mandato não renovável de oito anos.

Hoje, à entrada para a reunião do Eurogrupo, Centeno comentou que se trata de "uma nomeação muito importante, de um economista com grande experiência de Banco Central, e com uma formação de elevadíssima qualidade", pelo que esperava um "apoio muito forte para a nomeação de Philip Lane", o que se verificou.

ACC/ANE // CSJ

Lusa/fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.