Coordenador dos transportes na Área Metropolitana do Porto exige “carta branca” para não se demitir

Coordenador dos transportes na Área Metropolitana do Porto exige “carta branca” para não se demitir
| Norte
Porto Canal com Lusa

O presidente da Câmara de Gondomar, Marco Martins, exigiu hoje "condições e carta-branca para trabalhar" para não abandonar o cargo de coordenador da área dos transportes na Área Metropolitana do Porto (AMP), hipótese colocada pelo próprio na quarta-feira.

"Considerando o pedido de vários colegas presidentes de Câmara, incluindo do próprio presidente da AMP, deixo a decisão de demissão para o coletivo na próxima reunião do Conselho Metropolitano, desde que me sejam dadas condições e carta-branca para trabalhar", disse refere Marco Martins em nota escrita enviada à agência Lusa.

O autarca de Gondomar quer que sejam "repostas as condições de trabalho" que disse ter tido quando, enumerou, coordenou "processos como o alargamento de linhas do Andante, a descentralização da STCP ou mais recentemente a ajudar Matosinhos a resolver o conflito".

"Além disso quero ter a garantia de poder evitar que venham a existir discrepâncias entre Lisboa e Porto no Passe Único. O meu objetivo é trabalhar para as pessoas e defender a região", lê-se na nota.

Marco Martins diz dispor de informações que apontam que "não está garantido no Porto a existência do passe família e da gratuitidade até aos 12 anos, ao contrário do que acontece em Lisboa e que pode implicar dezenas de euros de diferença por mês para cada família", referiu.

"O Porto não pode neste processo ficar atrás de Lisboa", concluiu o presidente da Câmara de Gondomar.

Na quarta-feira, Marco Martins admitiu "divergência de opiniões" com o presidente da AMP, Eduardo Vítor Rodrigues, e apontou estar a "ponderar se abandona ou não o cargo".

"Já coloquei o meu lugar à disposição várias vezes e hoje [após serem conhecidas as verbas para o Passe Único para o Porto] foi a gota de água", disse Marco Martins que é também presidente da Câmara de Gondomar e que falava numa reunião camarária em resposta a perguntas colocadas pela oposição sobre a questão do passe único e da relação atual entre municípios na AMP.

Marco Martins indicou na que na base da sua posição está o Passe Único, cujo diploma com os valores e os termos do Programa de Apoio à Redução do Tarifário dos Transportes Públicos foi publicado terça-feira em Diário da República.

A Área Metropolitana de Lisboa, com mais de 464 mil utilizadores dos transportes públicos, é a que vai receber a verba maior, no valor de 74,8 milhões de euros, comparticipando o programa com 1,8 milhões, enquanto a Área Metropolitana do Porto, com 177,5 mil utilizadores, vai receber 15,4 milhões e comparticipar com 377 mil euros.

"Já há muito tempo que tenho vindo a dizer que não percebo porque é que sou coordenador da área dos transportes e este assunto [o Passe Único] está-me a passar totalmente ao lado. Tem sido o entendimento que é o senhor presidente da AMP [Eduardo Vítor Rodrigues] quem trata do assunto", disse o autarca de Gondomar.

Estas declarações aconteceram no mesmo dia em que a Câmara do Porto revelou ao Conselho Metropolitano do Porto que vai suspender a delegação de competências na gestão da rede de transportes públicos naquela entidade e após várias semanas de polémica à volta da decisão da autarquia liderada por Rui Moreira de passar o términos de autocarros de operadores privados do Bolhão para o Dragão.

Estava previsto que esta indicação da Câmara do Porto começasse terça-feira, mas não foi cumprida pelos operadores privados de transportes que justificaram a decisão com a ausência de comunicação da AMP e, entretanto já decorreram outras reuniões que culminaram com a autorização temporária e para algumas linhas de efetuarem o término no Campo 24 de Agosto.

Também na sequência destas polémicas, na quinta-feira os Municípios de Gondomar, Valongo e Paredes reuniram com operadores rodoviários para avaliar a possibilidade de avançar com um concurso aos transportes a tês, tendo no final da reunião revelado que "desde que haja cedências da parte de outros municípios" não avançam "em nome do espírito e da coesão metropolitana".

"Se houver de toda a gente uma vontade de recolocar o tema [transportes e concurso] numa lógica metropolitana, sem ninguém à parte e sem ninguém suspender a delegação de competências, e se houver cedências possibilitando ligações rodoviárias ao centro do Porto - não interessa se é Campo 24 de Agosto, se é Trindade ou Bolhão - estamos dispostos a não ir isoladamente ao concurso e a integrar o concurso global", descreveu Marco Martins.

+ notícias: Norte

Combustíveis ficam mais baratos. Saiba onde pode abastecer mais barato no Grande Porto

Esta segunda-feira, os automobilistas contam com boas notícias nas visitas aos postos de combustível. O preço médio tanto do gasóleo como da gasolina vai baixar esta semana.

Atleta de 43 anos morre na maratona de Aveiro

Um atleta de 43 anos que participava este domingo na maratona de Aveiro sofreu uma paragem cardiorrespiratória no decorrer da prova, acabando por morrer, disse à Lusa fonte da Câmara de Aveiro.

Encontrada com vida mulher de 87 anos que estava desaparecida em Viseu

A mulher de 87 anos que estava desaparecida em Nogueira de Cota, no concelho de Viseu, foi encontrada durante a tarde deste domingo “com vida e bem de saúde”, disse à agência Lusa fonte da GNR.