Paulo Rosário com mínimos e Mariana Machado bate recorde de 20 anos

| Desporto
Porto Canal com Lusa

Barcelona, 06 fev (Lusa) - O atleta português Paulo Rosário obteve hoje, em Barcelona, mínimos para os 1.500 metros dos Europeus de pista coberta, num meeting da Catalunha em que Mariana Machado bateu o recorde nacional de juniores femininos da distância.

Na corrida masculina, o sportinguista Paulo Rosário aproveitou uma corrida muito homogénea para conseguir a sua melhor marca de sempre em pista coberta, sendo sexto classificado com o tempo de 3.43,37 minutos, numa prova em que o vencedor foi o espanhol Kevin Lopez (3.41,90).

Assim, com uma diferença de minutos e milhares de quilómetros, por um centésimo, o sportinguista fez a melhor marca nacional do ano, retirando-a a Emanuel Rolim, que também tem mínimos para os Europeus, deepois de ter feito com 3.43,38 minutos, na Polónia.

Uma excelente corrida fez a júnior Mariana Machado, do Sporting de Braga, que correu a prova dos 1.500 metros sempre num grupo mais comedido, longe do ritmo diabólico imposto pela recordista mundial, a etíope Genzebe Dibaba, que venceu com o tempo de 3.59,08 minutos.

A portuguesa terminou em 10.º lugar, com a marca de 4.22,01 minutos, um recorde nacional de juniores, que supera em mais de dois segundos o anterior máximo (4.24,4), que pertencia a Fernanda Ribeiro desde 19 de março de 1988.

A sportinguista Yariadmis Argueles venceu o salto em comprimento com a marca de 6,06 metros, enquanto Shaina Mags, do Sporting de Braga, foi terceira com a marca de 5,79 metros.

AMYF

Lusa/fim

+ notícias: Desporto

De António Nicolau de Almeida a André Villas-Boas. 130 anos de história dos presidentes do FC Porto

Ao ser eleito presidente do FC Porto, André Villas-Boas tornou-se o sucessor de 31 homens que, desde 1893, transformaram uma sociedade de amigos ricos que se juntavam para praticar futebol numa potência desportiva internacional. Foram muitos os que deram contributos decisivos para o avanço do clube, mas nenhum se distingue mais do que Jorge Nuno Pinto da Costa, o líder mais longevo e titulado da história do desporto mundial.

FC Porto (Sub-15): Oito dragões chamados à seleção nacional

O FC Porto tem oito representantes na convocatória da seleção lusa de sub-15 para o 6º Torneio Internacional Vlatko Markovic, que vai decorrer na Croácia de 12 a 20 de maio.

Pinto da Costa: "Vocês são um exemplo para todos" 

Jorge Nuno Pinto da Costa recebeu, ao final da tarde desta segunda-feira, no Museu FC Porto, o troféu do campeonato nacional de goalball. A equipa da modalidade, que já havia vencido a Supertaça no início da temporada, conquistou a principal prova nacional sem qualquer derrota. Fábio Oliveira, capitão e autor de 72 golos, foi eleito o melhor marcador da competição e recebeu o prémio de jogador mais valioso.