Autarquia de Gaia vai lançar campanha contra violência de adeptos nos escalões de formação

| Norte
Porto Canal com Lusa

A Câmara de Vila Nova de Gaia vai promover uma reunião com clubes, juntas e freguesia, associações de pais e agrupamentos escolares sobre a violência em jogos de formação e lançar uma campanha de sensibilização, foi esta segunda-feira anunciado.

Atualizado 06-02-2019 11:26

"É inacreditável e inaceitável que fim de semana após fim de semana aconteçam distúrbios em jogos de miúdos. Os recintos desportivos públicos não são ringues de boxe. Isto é no futebol, mas também em outras modalidades e generalizado. Não interessa apontar clubes, não os quero estigmatizar. As famílias, porque pagam a formação dos filhos, acham que eles têm de ser imediatamente Cristianos Ronaldos", disse o presidente da Câmara de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues.

O tema foi levantado no período antes da ordem do dia de uma reunião camarária que esta tarde decorreu em Arcozelo, quando o vereador do desporto, José Guilherme Aguiar, avançou que quer promover uma "reunião urgente" com clubes e outros agentes.

O autarca descreveu acontecimentos no último fim de semana, um deles num jogo de sub-13, que obrigou a intervenção policial.

"Isto já tem de ser repudiado nos seniores, quanto mais em escalões de formação. Atribuímos milhares de euros aos clubes e fazemos contratos programa para melhoria de equipamentos. Os clubes têm de saber, ainda que muitas vezes não tenham culpa, que perdem o direito a apoios se estas situações continuarem", disse Guilherme Aguiar.

Os casos apontados pelo vereador referem-se ao Avintes-Grijó (em sub-23) que terminou com a vitória do Grijó por 4-0 e o Vila-Canelas (seniores) que o emblema visitante venceu por 3-0.

Já à margem da reunião, Eduardo Vítor Rodrigues contou aos jornalistas que "tem sido prática comum colocar grades a separar adeptos em jogos de escalões de formação" no Parque da Lavandeira, algo que o "preocupa" pelo "exemplo futuro".

O presidente da Câmara avançou que além da reunião que, disse, "deve decorrer na próxima semana", o Município vai lançar uma campanha de sensibilização que decorrerá "pelo menos" ao longo de três fins de semana em campos de futebol e pavilhões desportivos.

+ notícias: Norte

Detido em Viana tinha mais de 500 doses de droga

Um homem de 21 anos foi detido no dia 25 de abril pela GNR no seguimento de uma ação de fiscalização rodoviária em Viana do Castelo. Após busca do domiciliária à residência do suspeito, foram apreendidas mais de 600 doses de estupefacientes – MDMA, haxixe e cocaína.

Jovem detido em Barcelos por tráfico de estupefacientes em discoteca

Um homem de 20 anos foi detido no dia 25 de abril pela Guarda Nacional Republicana, através do Posto Territorial de Barcelos, por tráfico de estupefacientes dentro de um estabelecimento de diversão noturna em Barcelos, anunciou este domingo a guarda.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.