Dois enfermeiros asseguram triagem e aconselhamento no 112 na Madeira

| País
Porto Canal com Lusa

Funchal, Madeira, 04 fev (Lusa) - A partir de hoje o Serviço de Emergência Médica Regional da Madeira (SEMER) terá em permanência, através do 112, dois enfermeiros no Sistema de Triagem e Aconselhamento Telefónico (STAT), permitindo uma melhor despistagem das ocorrências.

O STAT "consiste na introdução de dois elementos diferenciados na área da saúde, enfermeiros, para fazerem o atendimento, a triagem e a priorização das ocorrências oriundas do 112, em situação de emergência", explicou à Lusa o presidente da Proteção Civil Regional, José Dias.

O sistema agora implementado, sublinhou, vai permitir uma maior assertividade no acionamento dos meios operacionais e uma maior equidade no tipo de resposta à população, ao mesmo tempo que melhora a gestão dos recursos no sistema pré-hospitalar e hospitalar.

O sistema permite "ter a capacidade de fazer uma interação entre o pré e o inter-hospitalar", fundamental para a eficácia da prestação de cuidados.

José Dias referiu que a implementação do STAT "congrega no mesmo espaço físico aquilo que acontece no continente em várias entidades", ressalvando ser da "missão do serviço regional de Proteção Civil a área da emergência pré-hospitalar, através do SEMER".

O responsável acredita que o STAT vai ter capacidade para reduzir o número de afluências aos serviços de urgência do Hospital Dr. Nélio Mendonça, no Funchal, e aos centros de saúde.

JYCA // ROC

Lusa/Fim

+ notícias: País

Docentes do ensino superior pedem respeito por manifestações de alunos

Docentes, investigadores e administrativos do ensino superior juntaram-se numa petição dirigida órgãos dirigentes de universidades e institutos politécnicos portugueses para pedir o respeito do direito de manifestação dos alunos, sem recurso à violência.

Parlamento elege representantes para os conselhos de Defesa, Informações e Segurança

O parlamento elege esta sexta-feira os seus representantes para os conselhos superiores de Defesa, de Informações, de Segurança Interna e de Segurança do Ciberespaço, cujos candidatos foram alvo de um acordo entre PSD e PS.

"Pelas pessoas e pela igualdade". Marcelo e Montenegro assinalam Dia Internacional contra a Homofobia

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, assinala esta sexta-feira o Dia Internacional de Luta contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia com o compromisso para com um país mais justo em que ninguém é discriminado pela orientação sexual.