Dois enfermeiros asseguram triagem e aconselhamento no 112 na Madeira

| País
Porto Canal com Lusa

Funchal, Madeira, 04 fev (Lusa) - A partir de hoje o Serviço de Emergência Médica Regional da Madeira (SEMER) terá em permanência, através do 112, dois enfermeiros no Sistema de Triagem e Aconselhamento Telefónico (STAT), permitindo uma melhor despistagem das ocorrências.

O STAT "consiste na introdução de dois elementos diferenciados na área da saúde, enfermeiros, para fazerem o atendimento, a triagem e a priorização das ocorrências oriundas do 112, em situação de emergência", explicou à Lusa o presidente da Proteção Civil Regional, José Dias.

O sistema agora implementado, sublinhou, vai permitir uma maior assertividade no acionamento dos meios operacionais e uma maior equidade no tipo de resposta à população, ao mesmo tempo que melhora a gestão dos recursos no sistema pré-hospitalar e hospitalar.

O sistema permite "ter a capacidade de fazer uma interação entre o pré e o inter-hospitalar", fundamental para a eficácia da prestação de cuidados.

José Dias referiu que a implementação do STAT "congrega no mesmo espaço físico aquilo que acontece no continente em várias entidades", ressalvando ser da "missão do serviço regional de Proteção Civil a área da emergência pré-hospitalar, através do SEMER".

O responsável acredita que o STAT vai ter capacidade para reduzir o número de afluências aos serviços de urgência do Hospital Dr. Nélio Mendonça, no Funchal, e aos centros de saúde.

JYCA // ROC

Lusa/Fim

+ notícias: País

Homicídios por violência doméstica e pedidos de ajuda aumentam na época do Natal

A Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) alerta que as situações de homicídio e pedidos de ajuda por violência doméstica aumentam no Natal e passagem de ano, por causa da pressão das festas natalícias.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.