Açores sob aviso vermelho devido ao vento e agitação marítima

Açores sob aviso vermelho devido ao vento e agitação marítima
| País
Porto Canal

Os grupos central e ocidental dos Açores estão hoje sob aviso vermelho devido à previsão de ventos fortes, com rajadas que podem atingir os 155 quilómetros/hora, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Segundo o IPMA, as ilhas dos grupos ocidental (Flores e Corvo) e central (Terceira, Graciosa, São Jorge, Pico e Corvo) vão estar sob aviso vermelho, o mais grave de uma escala de quatro, hoje e sexta-feira devido à previsão de ventos fortes de entre 75 e 95 quilómetros/hora de intensidade média, com rajadas entre 120 e 155 quilómetros/hora.

O IPMA colocou ainda aqueles dois grupos de ilhas sob aviso vermelho devido à previsão de agitação marítima forte, com ondas do quadrante oeste que deverão atingir 10 a 12 metros de altura, podendo algumas chegar aos 20 a 25 metros de altura máxima.

O aviso vermelho, que significa a existência de uma situação meteorológica de risco extremo, vai estar em vigor entre as 12:00 de hoje e as 00:00 de sexta-feira para o vento e entre as 15:00 de hoje e as 06:00 de sexta-feira para a agitação marítima.

Os grupos central e ocidental vão estar também sob aviso amarelo por causa da chuva até às 18:00 de hoje.

O IPMA colocou também o grupo oriental (ilhas de São Miguel e Santa Maria) sob aviso laranja, o segundo mais grave da escala, devido à previsão de vento forte, e sob aviso amarelo por causa de vento e agitação marítima, já que as ondas deverão chegar aos 6 a 7,5 metros de altura até às 18:00 de sexta-feira.

De acordo com o IPMA, está prevista para hoje a formação de uma "depressão" a noroeste do grupo ocidental, que irá desenvolver-se "rapidamente" e progredir para nordeste nos próximos dias, o que deverá "afetar o norte da Península Ibérica, incluindo parte de Portugal continental".

Por causa do vento e da agitação marítima, o IPMA colocou 12 distritos do continente, bem como toda a costa sob aviso amarelo.

Os distritos de Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Bragança, Porto, Aveiro, Viseu, Guarda, Coimbra, Leiria, Lisboa e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo entre as 06:00 e as 21:00 de sexta-feira devido à previsão de vento forte com rajadas entre os 90 e os 110 km/hora.

O IPMA colocou também toda a costa do continente sob aviso amarelo entre as 06:00 de sexta-feira e as 20:00 de sábado por causa da agitação marítima, prevendo-se ondas de noroeste com 4 a 5 metros.

Na sexta-feira e no sábado, prevêem-se ainda "aguaceiros, por vezes fortes nas regiões norte e centro, que podem ser de granizo e acompanhados de trovoada, assim como uma descida de temperatura, com consequente descida da cota da neve para 1.000/ 1.200 metros no final do dia 14 e para 600/800 metros no dia 15", refere o instituto.

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.