Canoagem quer aproveitar Europeus para "mostrar a sua qualidade a Portugal"

| Desporto
Porto Canal / Agências

Montemor-o-Velho, 11 jun (Lusa) -- A Federação Portuguesa de Canoagem pretende "mostrar a Portugal a sua realidade e qualidade, um desporto que honra o país mesmo em tempos difíceis", nos Europeus, que vão ser disputados em Montemor-o-Velho, de sexta-feira a domingo.

"Acima de tudo, estes Europeus são importantes para a canoagem mostrar todo o seu potencial, dar a conhecer a equipa, os jovens promissores, o Centro de Alto Rendimento. Mas, também para provar que somos capazes de organizar provas ao mais alto nível, já que esta tem uma exigência quase olímpica. Queremos afirmar-nos em todos esses campos e ter a canoagem portuguesa como referência internacional", disse Mário Santos.

Na apresentação do evento, o presidente federativo recordou que Montemor-o-Velho vai receber "as maiores potências da canoagem, pois 80 por cento das medalhas em Londres2012 foram conquistadas por europeus", lembrando que os mais de 700 canoístas de 29 países presentes no evento apresentam "elevadíssimo nível".

"Que a canoagem mostre capacidade competitiva e organizativa. Temos presente que o que nos traz visibilidade são os resultados positivos, em Portugal ou outro lugar. Atravessamos tempos difíceis, mas estamos habituados a superar isso", vincou.

Os Europeus de canoagem vão contar com perto de 100 voluntários e terão um custo organizativo a rondar os 700 mil euros, "sendo que uma parte significativa do orçamento visa a produção televisiva" do evento, que vai ter cobertura em direto na estação Eurosport.

"Apesar de termos o sinal aberto e gratuito, de termos os únicos medalhados em Londres2012 e de sermos a modalidade que conquistou 14 dos 28 pontos de Portugal nos Jogos Olímpicos, para já nenhuma televisão nacional manifestou interesse em aproveitá-lo, o que não se compreende", lamentou Mário Santos.

Os Europeus de canoagem vão reunir mais de 700 atletas de 29 países no CAR de Montemor-o-Velho, um projeto orçado em cerca de 20 milhões de euros e que serve a canoagem, remo, triatlo e natação em águas abertas.

RBA // JP

Lusa/Fim

+ notícias: Desporto

De António Nicolau de Almeida a André Villas-Boas. 130 anos de história dos presidentes do FC Porto

Ao ser eleito presidente do FC Porto, André Villas-Boas tornou-se o sucessor de 31 homens que, desde 1893, transformaram uma sociedade de amigos ricos que se juntavam para praticar futebol numa potência desportiva internacional. Foram muitos os que deram contributos decisivos para o avanço do clube, mas nenhum se distingue mais do que Jorge Nuno Pinto da Costa, o líder mais longevo e titulado da história do desporto mundial.

FC Porto: Resultados do fim de semana

Equipas de futebol, andebol, basquetebol, hóquei em patins, voleibol, natação e de boxe representaram o clube

FC Porto (Basquetebol): Já estão disponíveis os bilhetes para o jogo frente ao Imortal

Já estão disponíveis os bilhetes para o FC Porto-Imortal (sexta-feira, 20h00, FC Porto TV/Porto Canal), referente ao jogo 1 dos quartos de final dos play-offs da Liga Portuguesa de basquetebol.